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TítuloInfluência das atividades com blocos na visualização espacial em crianças de 5 anos de idade (construção de formas, puzzles e padrões)
Autor(es)Zenza, Manuel
Orientador(es)Palhares, Pedro
Palavras-chaveeducação matemática
geometria
visualização
atividades com blocos
crianças
mathematics education
geometry
visualization
activities with blocks
children
Data8-Mar-2019
Resumo(s)O presente estudo foi desenvolvido na base de uma investigação de natureza mista, tirando partido da análise qualitativa e da análise quantitativa, integrando-se num ponto intermédio entre os dois paradigmas. Tendo por base as evidências apresentadas por vários investigadores, a matemática elementar desempenha um papel importante na aprendizagem e é base para o desenvolvimento de vários conceitos matemáticos posteriores. Existem estudos que sugerem que as tarefas iniciais de construção com blocos estão relacionadas com as capacidades espaciais. Muitos investigadores também observaram crianças do pré-escolar em jogos com blocos e concluíram que as propriedades geométricas inerentes aos blocos influenciam o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e espacial em crianças pequenas. Existem também evidências sobre a diferença de género e estudos recentes defendem que tal evidência começa a ocorrer ao nível do pré-escolar, sugerindo mesmo que uma aposta em programas com tarefas espaciais no pré-escolar pode ser mais benéfica para as meninas do que para os meninos. Partindo destes estudos, o foco da nossa investigação foi o de examinar a influência das atividades com blocos na capacidade de visualização espacial das crianças e verificar se existem diferenças de desempenho entre rapazes e raparigas. Analisados os resultados do Pré-teste e Pós-teste, verificamos que existe uma correlação estatisticamente significativa nos desempenhos de todas as crianças do pré-teste para o pós-teste. No grupo experimental verificamos uma melhoria estatisticamente significativa do pré-teste para o pós-teste com uma pontuação média a evidenciar significativamente a eficácia do programa desenvolvido, quando comparado com o grupo de controlo. Relativamente ao género, verificamos que existem diferenças significativas de desempenho em função do género apenas no pós-teste do grupo experimental a favor dos rapazes que apresentam uma média de desempenho superior às raparigas. Quanto às estratégias de resolução de problemas, verificamos que as crianças recorrem a procedimentos diversificados quando resolvem tarefas de construção com blocos, evoluindo gradualmente na maioria das tarefas.
The present study was developed on the basis of an investigation of mixed nature, taking advantage of the qualitative analysis and the quantitative analysis, integrating in an intermediate point between the two paradigms. Based on the evidence presented by several researchers, elementary mathematics plays an important role in learning and is the basis for the development of several later mathematical concepts. There are studies that suggest that the initial tasks of building with blocks are related to the spatial capacities. Many researchers also observed pre-school children in block games and concluded that the geometric properties inherent to the blocks influence the development of logical-mathematical and spatial thinking in young children. There is also evidence of gender difference, and recent studies argue that such evidence begins to pre-school, suggesting even that a bet on programs with space tasks in preschool may be more beneficial for girls than for boys. Based on these studies, the focus of our research was to examine the influence of block activities on children's spatial visualization ability and to verify differences in performance between boys and girls. After analyzing the results of the Pre-test and Post-test, we verified that there is a statistically significant correlation in the performances of all the children from the pre-test to the post-test. In the experimental group, we verified a statistically significant improvement from the pretest to the posttest with a mean score to significantly evidence the effectiveness of the developed program when compared to the control group. Regarding gender, we found that there were significant differences in gender performance only in the experimental group post-test in favor of boys who performed better than girls. As for problem-solving strategies, we find that children resort to diversified procedures when they solve construction tasks with blocks, gradually evolving in most tasks.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança – Especialização em Matemática Elementar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64910
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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