Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64861

TítuloCaracterização de um ambiente visual para apoiar as cerimónias do SCRUM
Autor(es)Kussunga, Fidel Inácio
Orientador(es)Ribeiro, Pedro Abreu
Cardoso, Paulo
Palavras-chaveAmbiente visual
Desenvolvimento de software
Metodologias ágeis
Modelação de software
SCRUM
Visual environment
Software development
Software modeling
Agile methodologies
Data2019
Resumo(s)Metodologias ágeis de desenvolvimento de software, como o Scrum, ganharam enorme popularidade e foram bem-sucedidos em oferecer grandes benefícios para os seus utilizadores, como a aceleração de processos e recursos para lidar com a instabilidade de ambientes tecnológicos. O feedback rápido do cliente e o suporte para requisitos voláteis resultam num valor de produto mais alto, no entanto, a modelação de requisitos iniciais usando técnicas de modelação, não são comumente usados em processos ágeis como o Scrum para preparar melhor a fase de implementação do projeto de software. Esta dissertação, irá propor um ambiente visual adequado para apoiar o sprint e product backlog. Para tal, será modelada uma solução/abordagem técnica utilizando uma linguagem de modelação, como por exemplo a Unified Modeling Language (UML) para apoiar a priorização de requisitos, melhorar a qualidade da solução e facilitar a manutenção de software. Este procedimento seguirá a organização e gestão padrão de Scrum, e fornecerá uma implementação detalhada baseada no processo de modelação UML ou noutra linguagem de modelação de software. O ambiente visual a ser proposto será validado com estudo de caso e painel de especialistas tornando assim a solução uma alternativa para resolver ou reduzir os problemas relacionados com a complexidade e qualidade de software produzidos pelas organizações. Serão estudadas as técnicas informais e formais de modelação de software no sentido de se encontrar o método adequado ao problema, menos complexa e que envolva menor custo para o desenvolvimento de um produto. A metodologia que será utilizada para o desenvolvimento desta dissertação, é a Design Science Research. Esta metodologia consiste na revisão de literatura ajustada nos conceitos mais importantes para o problema em estudo, seguido de uma proposta de um artefacto que contribua com um novo conhecimento para a ciência, sendo avaliado posteriormente num contexto real.
Agile software development methodologies, such as Scrum, have gained tremendous popularity and have been successful in delivering great benefits to their users, such as accelerating processes and resources to deal with the instability of technological environments. Rapid customer feedback and support for volatile requirements result in a higher product value; however, modeling of initial requirements using modeling techniques is not commonly used in agile processes such as Scrum to better prepare the implementation phase of the project. software project. This dissertation will propose a suitable visual environment to support the sprint and product backlog. For this, a technical solution / approach will be modeled using a modeling language such as the Unified Modeling Language (UML) to support the prioritization of requirements, improve the quality of the solution and facilitate the maintenance of software. This will follow the standard Scrum organization and management and will provide a detailed implementation based on the UML modeling process or other software modeling language. The visual environment to be proposed will be validated with a case study and expert panel thus making the solution an alternative to solve or reduce the problems related to the complexity and quality of software produced by the organizations. The informal and formal techniques of software modeling will be studied in order to find the appropriate method to the problem, less complex and involving less cost for the development of a product. The methodology that will be used to develop this dissertation is Design Science Research. This methodology consists of a literature review adjusted to the most important concepts for the problem under study, followed by a proposal for an artifact that contributes to a new knowledge for science and is evaluated later in a real context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64861
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
72671-Dissertação_Fidel+Inácio+Kussunga.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID