Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64534

TítuloDo offline para o online: o processo de convergência midiática de emissoras de rádio em Pernambuco
Outro(s) título(s)From offline to online: the process of media convergence of radio stations in Pernambuco
Autor(es)Souza, Pedro Paulo Bezerra de
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chaveBrasil
Convergência
Internet
Pernambuco
Rádio
Brazil
Convergence
Internet
Data2019
Resumo(s)O processo de convergência midiática vivenciado por cinco emissoras radiofônicas do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, foi tomado como ponto de partida para esta pesquisa. As rádios Jornal, CBN, Folha, Liberdade e Grande Rio foram tomadas como objeto de estudo para procurar entender como aconteceu a adaptação dos profissionais inseridos dentro das respectivas redações e como o fluxo de produção de conteúdo mudou após a chegada massiva da internet e das redes sociais. O rádio, que é um veículo de comunicação tradicional e, teoricamente, sem relação com o meio digital, se viu em uma encruzilhada a partir dos anos 2010, quando as plataformas digitais começaram a ganhar força. Com essa problemática, as emissoras se confrontaram com a importância de se mobilizar por mudanças no fluxograma de produção do material que era entregue aos ouvintes. No Brasil, a primeira transmissão radiofônica aconteceu em 1922, no Rio de Janeiro. Atualmente, o estado de Pernambuco conta com 258 emissoras espalhadas por seus 185 municípios. O alcance se tornou muito maior, mas só com as ondas sonoras não era mais possível competir com as outras formas de comunicar que surgiram com a força da internet. Por isso, do ponto de vista empírico, essa pesquisa se debruça sobre o exemplo das cinco emissoras mencionadas para entender como esses processos aconteceram. Por meio de um questionário apresentado a 75 profissionais das cinco redações em causa (redatores, produtores, repórteres, editores, gestores), se encontraram pistas para compreender essa migração da produção estritamente offline para os meios online das rádios. Neste sentido, entende-se que a convergência midiática se mostrou um aparato poderoso e que não interfere apenas no modo de comunicar, mas também nas relações sociais, profissionais, políticas e culturais de quem está envolvido nesse meio. Esta pesquisa também mostrou como as transformações tecnológicas aconteceram em larga escala, permitindo, inclusive, uma participação mais efetiva da população nos processos de comunicação. Com base no que foi absorvido durante este processo de investigação, e sem intenção de falar do Brasil como um todo, percebe-se que as emissoras pernambucanas passaram a apostar todas suas fichas nas esferas online. Sites, redes sociais e plataformas digitais passaram a ser analisadas com mais atenção e o modo de produzir e consumir produções radiofônicas mudou diante deste cenário. Nessas cinco rádios, a convergência reconfigurou a lógica central e impôs desafios – que prontamente foram aceitos pelas emissoras participantes deste estudo.
The process of media convergence experienced by five radio stations in the state of Pernambuco, in north-eastern Brazil, was taken as the starting point for this research. Jornal, CBN, Folha, Liberdade and Grande Rio Radio Stations were taken as object of study to try to understand how the adaptation of the professionals inserted within their respective newsrooms happened and how the flow of content production changed after the massive arrival of the internet and social media. Radio, which is a traditional communication vehicle and theoretically unrelated to the digital media, found itself at crossroads from the 2010s, when digital platforms began to gain strength. With this problem, broadcasters were confronted with the importance of mobilizing for changes in the production flowchart of the material that was delivered to listeners. In Brazil, the first radio broadcast took place in 1922, in Rio de Janeiro. Currently, the state of Pernambuco has 258 broadcasters spread across its 185 municipalities. The range became much larger, but only with the sound waves they could no longer compete with the other forms of communication that emerged with the power of the internet. Therefore, from the empirical point of view, this research looks at the example of the five mentioned stations to understand how these processes happened. Through a questionnaire presented to 75 professionals from the five newsrooms concerned (writers, producers, reporters, editors, managers), clues were found to understand this migration from strictly offline production to online radio media. In this sense, it is understood that media convergence has proved to be a powerful apparatus that not only interferes with the mode of communication, but also with the social, professional, political and cultural relations of those involved in this medium. This research also showed how technological transformations took place on a large scale, allowing even more effective participation of the population in communication processes. Based on what was absorbed during this investigation process, and with no intention of talking about Brazil as a whole, it is clear that Pernambuco broadcasters started to bet all their chips in the online spheres. Web sites, social networks and digital platforms were analyzed more closely and the way of producing and consuming radio productions changed in this scenario. In these five radio stations, convergence reconfigured the central logic and posed challenges – which were readily accepted by the broadcasters participating in this study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64534
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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