Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64532

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ana Mariapor
dc.contributor.authorFarias, Ana Carolline Mirandapor
dc.date.accessioned2020-03-23T15:36:12Z-
dc.date.available2020-03-23T15:36:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64532-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractA revolução digital mudou modelos e perspectivas de negócios, tornou a conectividade necessária para diversos setores, inclusive os mais tradicionais, ao diminuir barreiras à internacionalização e democratizar oportunidades de acesso ao mercado externo. Tal inovação disruptiva tornou a internet um dos principais drivers do comércio internacional e introduziu novas estratégias de internacionalização. Este estudo tem o propósito de buscar e relacionar os fatores que influenciam no processo de internacionalização do e-business, considerando os impactos da internet no modo de entrada, velocidade e comprometimento internacional, em empresas jovens. Pretende-se avaliar a rapidez na internacionalização dessas empresas a partir do modelo de Oviatt e McDougall (2005) que considera as seguintes forças: facilitadora (tecnologia), motivadora (concorrência), mediadora (empreendedor), moderadora (conhecimento e redes de negócios). O estudo desses fatores influenciadores da velocidade de internacionalização através da internet, permite aos empreendedores uma visão a nível macro e micro de como a internet pode impulsionar empresas com poucos recursos a realizarem grandes expansões e competir no mercado global. Foram realizadas entrevistas com seis jovens empresas que mantém atividades online, com a finalidade de identificar e analisar os padrões nos processos de internacionalização com a influência da internet. Os resultados do estudo mostram que a internet é uma importante estratégia para acelerar o processo de internacionalização em empresas com recursos limitados, pois apresenta as forças necessárias para catalisar a internacionalização em empresas globais. A análise deste trabalho contribui para a literatura atual, ampliando a pesquisa sobre o modelo de internacionalização das Born Globals no e-business.por
dc.description.abstractThe digital revolution has changed business models and perspectives, making connectivity necessary for many sectors, including more traditional ones, by reducing barriers to internationalization and democratizing opportunities for accessing external markets. Such disruptive innovation has made the Internet one of the main drivers of international trade and introduced new internationalization strategies. The purpose of this study is to search for and relate the factors that influence the internationalization process of e-business, considering the impact of the Internet on the mode of entry, speed and international commitment in young companies. It is intended to evaluate the speed in the internationalization of these companies from the model of Oviatt and McDougall (2005) that considers the following forces: enabling (technology), motivating (competition), mediating (entrepreneur), moderating (knowledge and business networks). The study of these factors influencing the speed of internationalization through the Internet allows entrepreneurs a macro and micro level view of how the Internet can boost companies with few resources to carry out large expansions and compete in the global market. The interviews were conducted with six young companies that have online activities, in order to identify and analyze patterns in internationalization processes with the influence of the internet. The study results show that the internet is an important strategy to accelerate the internationalization process in companies with limited resources, as it presents the necessary forces to catalyze internationalization in global companies. The analysis of this work contributes to the current literature, expanding the research on the Born Globals internationalization model in e-business.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectBorn Globalspor
dc.subjectE-businesspor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectEmpreendedorismo internacionalpor
dc.subjectVelocidade de internacionalizaçãopor
dc.subjectInternational entrepreneurshippor
dc.subjectInternationalization speedpor
dc.titleA internet como estratégia para acelerar a internacionalização de jovens empresas: uma análise do e-businesspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202372456por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolline Miranda Farias.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID