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https://hdl.handle.net/1822/64498
Título: | A comunicação de ciência e as estratégias de aproximação à comunidade: o caso do INL |
Outro(s) título(s): | The communication of science and the approach strategies to the society: the case of INL |
Autor(es): | Fortes, Mariana Costa Pires Gil |
Orientador(es): | Silva, Elsa Costa e |
Palavras-chave: | Comunicação de ciência Comunicação estratégica Comunidade Gabinetes de comunicação INL Communication of science Communication offices Community Strategic communicati |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Nos últimos anos, o distanciamento entre a ciência e a sociedade tem vindo a preocupar as
organizações científicas. Pela importância que assume na vida humana, é fundamental que a ciência
se aproxime da comunidade, através da divulgação externa das suas investigações. Por outro lado, a
legitimação da ciência é feita por meio do reconhecimento social e da sua aceitação por parte da
sociedade. Desta forma, é necessário que a comunidade científica procure os canais e ferramentas de
comunicação mais adequados e eficazes para que o público não científico seja passível de
compreender as diversas mensagens científicas. Importa, por isso, avaliar a forma como os centros de
investigação científica comunicam, nomeadamente perceber a sua capacidade de adaptar a
complexidade do discurso científico à linguagem comum da população e as estratégias de interação
com os públicos. Neste sentido, um dos temas a abordar ao longo deste relatório será o conceito de
public engagement of science e public understanding of science, importantes para perceber o
envolvimento da sociedade nos temas relacionados com a ciência.
No caso do INL, organização em estudo, foi possível constatar essa preocupação no sentido
de aproximar a sociedade da ciência e da nanotecnologia, recorrendo a diversas estratégias e
iniciativas criadas com o objetivo de promover o trabalho desenvolvido pelos cientistas e, ao mesmo
tempo, envolver a comunidade nesses projetos científicos. Assim, é necessário analisar os modelos de
comunicação de ciência e perceber como pode a comunicação estratégica constituir um papel
fundamental para a comunicação de ciência. Além disso, é importante avaliar o papel dos gabinetes
de comunicação na relação entre as organizações científicas e a sociedade.
O presente Relatório de Estágio visa compreender de que forma as estratégias de
comunicação levadas a cabo pelas organizações científicas contribuem para aproximar a sociedade da
ciência. Tendo por base perspetivas críticas de diversos autores na área da ciência e a própria
experiência de estágio, a comunicação estratégica será abordada como parte integrante da
comunicação de ciência. Over the last few years, the gap between science and society has been worrying scientific organizations. Due to the importance that science assumes in human life, it is crucial that science approaches the community through the external dissemination of its investigations. On the other hand, the legitimation of science is done through social recognition and its acceptance by society. In this way, the scientific community needs to search for the most appropriate and effective channels and communication tools so that the non-scientific public can be able to understand the various scientific messages. Consequently, it is important to evaluate how scientific research centers communicate, namely to understand their ability to adapt the complexity of scientific discourse to the common language and their strategies of interaction with the public. In this way, one of the themes to be addressed throughout this report will be the concept of public engagement of science and public understanding of science, which they are both important for understanding society's involvement in science-related issues. In the case of INL, the organization under study, it was possible to notice this concern in order to bring society closer to science and nanotechnology, using various strategies and initiatives created with the main purpose of promoting the work developed by scientists. At the same time, these strategies seek to involve the community in these scientific projects. Therefore, it is necessary to analyse the communication models of science and understand how strategic communication can play an important role in communication of science. In addition, it is important to evaluate the role of communication offices in the relationship between scientific organizations and society. This internship report aims to understand how communication strategies undertaken by scientific organizations contribute to bring society closer to science. Based on critical perspectives from various authors in the field of science and the internship experience itself, strategic communication will be approached as an essential part of the science communication. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64498 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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