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https://hdl.handle.net/1822/64463
Título: | Criatividade e humor em tempos de ruído: o caso YAYA, no Facebook |
Outro(s) título(s): | Creativity and laugh in the time of noise: the case of YAYA on Facebook |
Autor(es): | Caetano, Florbela Martins |
Orientador(es): | Duarte Melo, Ana G. S. |
Palavras-chave: | Criatividade Engagement online Humor YAYA Creativity |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O que têm de especial as publicações da marca angolana de batatas fritas YAYA, na sua página de
Facebook? Com a marca a apresentar bons resultados de engagement online, esta questão surgiu no
estágio curricular que desenvolvi na agência CAETSU, como redatora de publicidade, e é o principal
motor da investigação que aqui se apresenta.
Sabendo que os relatórios trimestrais da YAYA apontam para a ideia de que o investimento financeiro
apenas garante a distribuição das publicações da marca e não interações, consultou-se a literatura
científica da área para responder à questão inicial. O resultado foi a ideia de que a explicação poderia
estar na criatividade usada. Levantaram-se, assim, duas novas interrogações – Que tipos de
criatividade usa a YAYA, na sua página de Facebook? E que alegado papel têm esses tipos de
criatividade nos bons resultados de engagement online conquistados pela marca?
Através da análise de conteúdo aplicada à página de Facebook da YAYA, consideraram-se 61
publicações, disponibilizadas entre 10 de agosto de 2018 e 29 de dezembro do mesmo ano.
Identificaram-se, então, três tipos de criatividade e sete componentes.
Os dados foram complementados por entrevistas semiestruturadas ao estratega digital da agência, à
gestora da comunidade de Facebook da YAYA e ao gestor de marketing da marca, que apontaram para
a relevância de três aspetos principais: o ADN da marca, a personalidade do povo angolano e a forma
como os dois primeiros ajudam a entender o recurso ao humor.
Responde-se, assim, a uma necessidade da literatura, através de um passo pioneiro para a
compreensão da criatividade usada pelas marcas nos média sociais – o que é especialmente relevante
num momento em que esses espaços de comunicação tendem a tornar-se ruidosos. What’s special about the content delivered by the Angolan brand of potato chips YAYA, on its Facebook page? Due to the brand’s good levels of online engagement, this question came up during my curricular internship, as a creative copywriter in the advertising agency CAETSU, and it is the main driver of the presented research. Keeping in mind that the brand’s trimestral reports pointed out the idea that the financial investment was only able to guarantee content distribution and not interactions, scientific literature on this domain was consulted. The outcome indicated that the answer for the initial question could rely on the applied creativity, raising two new interrogations – What types of creativity are being used by YAYA, on its Facebook page? And what alleged role have the said types on the conquered engagement results? Through content analysis, 61 YAYA Facebook posts, published between the 10th of August, 2018, and the 29th of December of the same year, were studied. As a result, three types of creativity and seven components were identified. The data was complemented by semi-structured interviews with the agency’s digital strategist, the YAYA’s Facebook community manager and the brand marketing manager, who conducted to the relevance of three main points: the brand’s DNA, the personality of the Angolan people and how these two aspects help us to understand the use of humor on YAYA Facebook posts. Thus, this report answers to a demand within the social sciences literature, through a pioneer contribution towards the comprehension of the creativity used by brands on social media – this being especially relevant at a time in which those spaces of communication tend to become noisy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64463 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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