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dc.contributor.advisorCosta, Nélson Bruno Martins Marques dapor
dc.contributor.authorMartins, Sílvia das Dores Mirandapor
dc.date.accessioned2020-03-12T11:33:15Z-
dc.date.available2020-03-12T11:33:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64384-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humanapor
dc.description.abstractOs motoristas de longo curso que conduzem camiões estão expostos diariamente a vibrações de corpo inteiro (VCI). Permanecendo sentados grande parte do seu dia de trabalho, o presente trabalho avalia a exposição ocupacional às VCI de motoristas de camião e reporta a principal sintomatologia vivenciada por estes, tendo em conta as diferentes zonas do corpo humano. Assim, a presente amostra foi composta por 19 motoristas afetos ao transporte internacional de mercadorias distribuídos por 19 veículos, todos com a mesma tipologia. Depois de avaliadas todas as caraterísticas comuns entre eles, realizaram-se 11 testes às VCI, medidos sobre o assento do motorista. As avaliações foram protagonizadas num percurso simulando um contexto real de trabalho, impondo as mesmas condições para cada teste. Os resultados obtidos para a exposição ocupacional às VCI indicam que o eixo dos x é o eixo com maior nível de vibração para cada teste. Esta característica pode resultar do facto do circuito de teste realizado não ser livre de obstáculos. Os valores obtidos para o cálculo de av segundo a NP ISO 2631-1:2007, relativo a todos os veículos ensaiados, situam-se nas zonas de vigilância para a orientação da saúde [entre 0,747 m/s2 e 0,804 m/s2]. Relativamente ao cálculo de A(8), para 9 e/ou 10 horas de condução diária, [entre 0,52 m/s2 e 0,64 m/s2] [entre 0,55 m/s2 e 0,67 m/s2] respetivamente. Foi ainda calculado o A(8)semanal, para 56 horas de condução e os valores obtidos [entre 0,58 m/s2 e 0,71 m/s2], indicam que todos os testes situam-se entre o VAE e o VLE. Os resultados referentes ao Questionário Nórdico Musculosquelético (QNM) indicam que a zona corporal com maior sintomatologia vivenciada nos últimos 12 meses é a coluna lombar com 94,7% dos reportes, em concordância com a literatura consultada. A correlação de Spearman evidencia associação entre eixo x e as variáveis comando do assento (p=0,021), suspensão da cabine (p=0,000), suspensão do chassis (p=0,001), idade (p=0,003) e quilómetros (p=0,002). Para o eixo z verificaram-se associações com as variáveis comando do assento (p=0,000), suspensão da cabine (p=0,000), idade (p=0,000) e quilómetros (p=0,000). Os resultados sugerem a implementação de medidas preventivas nomeadamente a aquisição de assentos ativos, bem como a limitação da duração da exposição ocupacional às VCI, através da redução do número de horas de condução diárias.por
dc.description.abstractLong-haul truck drivers are daily exposed to Whole Body Vibration (WBV). This study aimed to evaluate the occupational exposure to WBV experienced by truck drivers while sitting for most of their workday and the main symptoms reported of that exposure, considering the different areas of the human body. The sample consisted of 19 drivers of international transport of goods, distributed over 19 vehicles, all of which with the same typology. After evaluating all the common features between them, 11 WBV exposure levels were measured for the driver’s seat. The evaluations were carried out in a test course simulating a real working context, imposing the same conditions for every test. The WBV exposure levels indicate that the x-axis is the most predominant axis for every truck. This can partially result from the fact that the test circuit was not free of obstacles. The aw values, calculated according to NP ISO 2631-1: 2007, for all tests, fall in the health surveillance zone [from 0,747 m/s2 to 0,804 m/s2]. The calculation of A(8), for 9 or 10 hours daily driving, [from 0,52 m/s2 to 0,64 m/s2] [from 0,55 m/s2 to 0,67 m/s2] respectively, and the A(8)weekly, for 56 hours driving [from 0,58 m/s2 to 0,71 m/s2], fall between the EAV (exposure action value) and the ELV (exposure limit value). The Musculoskeletal Nordic Questionnaire (NMQ) results indicate that the body zone with the highest reported symptoms in the last 12 months was the lumbar spine with 94.7% of the reports, in agreement with the literature reviewed. Spearman correlation tests show association between x-axis and the variables seat command (p = 0.021), cabin suspension (p = 0.000), chassis suspension (p = 0.001), age (p = 0.003) and kilometers (p = 0.002). For the z axis there were associations with the variables seat command (p = 0.000), cabin suspension (p = 0.000), age (p = 0.000) and kilometers (p = 0.000). These results suggest the implementation of preventive measures namely the acquisition of active seats, as well as limiting the duration of occupational exposure to WBV by reducing the number of daily driving hours.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDor lombarpor
dc.subjectExposição ocupacional a VCIpor
dc.subjectMotoristas de camiãopor
dc.subjectQNMpor
dc.subjectLow back painpor
dc.subjectNMQpor
dc.subjectOccupational exposure to WBVpor
dc.subjectTruck driverpor
dc.titleInfluência da exposição ocupacional às vibrações de corpo inteiro e das caraterísticas do veículo na sintomatologia autorreportada pelos motoristas de longo cursopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202358593por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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