Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64197

TítuloDesenvolvimento das competências de leitura na aula de português no ensino básico em Timor-Leste: um estudo aplicado ao 3º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Development of reading skills in portuguese classroom of basic education in East Timor: an applied study to the third cycle of basic education
Desenvolvimentu husi kompeténsia leitura nian iha hanorin portugés iha ensinu báziku iha Timor-Leste: estudu aplikadu aa siklu datoluk husi ensinu báziku
Autor(es)Fernandes, Elda
Orientador(es)Teixeira, José
Palavras-chaveCompetência leitura
Importância da leitura na aula de língua
Leitura
Português de Timor-Leste
East Timorese portuguese
Importance of reading in the portuguese Language classroom
Reading
Reading skills
Kompeténsia husi leitura
Importánsia husi leitura ba aula lian nian
Portugés iha Timor-Leste
Data2019
Resumo(s)Tendo em conta a importância da leitura na aprendizagem de uma língua, este trabalho pretende descrever o funcionamento da atividade de leitura na aprendizagem do português dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, em Díli, Timor-Leste. Além disso, este trabalho também pretende saber qual ou quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores e pelos alunos no ato de realização da atividade de leitura na sala de aula e dar algum contributo para consciencializar os professores e os alunos sobre a importância da leitura. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa incluiu o método qualitativo e quantitativo e análises estatísticas descritivas. Os elementos que participam nesta pesquisa são os professores e alunos do 3º ciclo do ensino básico em Díli, Timor-Leste. Os professores que participam são os de Língua Portuguesa. O trabalho baseia-se nas respostas dadas pelos inquiridos, pretendendo sugerir alguns procedimentos que servem para o melhoramento do sistema educativo em Timor-Leste, principalmente no processo de ensino e aprendizagem dos processos de leitura do português. Através dos dados obtidos a partir desta pesquisa, tiramos algumas conclusões, as quais podem ser estudadas e analisadas de forma mais aprofundada por futuros investigadores.
Bearing in mind the importance of reading in language learning, this study seeks to describe how reading activities are carried out within the context of Portuguese language learning undertaken by 7th to 9th graders (3rd Cycle of Basic Education) in Dili, East Timor. Furthermore, it aims at ascertain what difficulties both teachers and students face when conducting reading activities in the classroom and make a contribution towards raising teachers’ and students’ awareness of the importance of reading. The methodology used in the research includes the qualitative and quantitative method as well as descriptive statistical analyses. Participants in the study are 3rd Cycle of Basic Education teachers and students in Dili, East Timor. The participating teachers teach Portuguese Language. The study is based on the answers provided by the respondents and suggestions are made to improve the education system in East Timor, particularly with regard to the teaching and learning process of reading in Portuguese. The data collected gave rise to some conclusions which may be object of further in-depth study and analysis by future researchers.
Haree husi sasurak ba importánsia husi leitura iha ba aprendizajen dalen nian, traballu ida-ne’e iha objetivu atu deskreve funsaun husi atividade leitura iha aprendizajen ba lian portugés husi alunu sira iha siklu da-3 husi Ensinu Báziku iha Dili, Timor-Leste. Aleinde ida-ne’e, traballu ne’e mós iha objetivu atu buka hatene difikuldade saida de’it mak manorin ho kanorin sira hasoru bainhira hala’o atividade leitura iha sala hanorin no hodi fó mós kontribuisaun ruma ba manorin ho kanorin sira, hodi nune’e, sira bele konxiente ba importánsia husi leitura ne’e. Metodolojia ne’ebé utiliza iha peskiza ida-ne’e mak métodu kualitativu no kuantitativu ho téknika ba análize no interpretasaun dadus nian mak análize estatístika deskritiva. Elementu sira ne’ebé hola parte iha peskiza ida-ne’e mak manorin sira ne’ebé hanorin unidade kurikular dalen portugés no kanorin sira husi siklu da-3 iha Ensinu Báziku nian iha Dili, Timor-Leste. Traballu ida-ne’e bazeia ba lia hatán-filak husi mahata sira, ho intensaun atu fó hanoin pontu importante balun ne’ebé bele fó kontribuisaun ba prosesu hadia sistema edukasaun iha Timor-Leste, liuliu iha prosesu promove leitura nu’udar atividade importante ida iha prosesu ensinu ho aprendizajen ba dalen portugés. Liuhusi dadus sira ne’ebé iha, ami foti konkluzaun balun ne’ebé bele sai hanesan baze ba investigadór sira iha tempu oin mai, atu nune’e sira bele halo estudu no análize ne’ebé kle’an liutan.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) / Língua Segunda (LS)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elda+Fernandes-Tese-versãofinal.pdf1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID