Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64188
Título: | Contenidos culturales de ELE para alumnos chinos: propuesta de una unidad didáctica digital |
Autor(es): | Ferreira, Joana Margarida Gonçalves |
Orientador(es): | Núñez Sabarís, Xaquín |
Palavras-chave: | Cultura TIC Enseñanza de español Aprendizaje de ELE Sistema educativo chino Unidad didáctica digital Ensino de espanhol Aprendizagem de ELE Sistema de ensino chinês Unidade didática digital Culture Spanish teaching IT learning Chinese education system Digital didactic unit |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | En la actualidad, las relaciones entre los países conllevan al desarrollo de la
competencia lingüística y sociocultural. La globalización y el intercambio de relaciones
entre China y los países hispánicos en diversas áreas, conlleva a la necesidad del dominio
de una lengua extranjera. El español ha expandido a nivel global, por lo tanto, ha crecido
la necesidad de crear y proponer contenidos y materiales didácticos que potencien la
enseñanza/aprendizaje de esta lengua en este contexto educativo. Para aprender una
lengua, es importante también aprender la cultura en donde está sumergida, pues así se
puede evitar malentendidos y conflictos culturales. Con el cruce de la educación y el
mundo digital, las TIC pueden tener un papel importante en la enseñanza de lenguas, en
este caso, del español. En este TFM, trataremos de hacer breves definiciones de los
conceptos de Cultura y TIC, bien como comprender el mejor método de enseñar y
aprender contenidos culturales españoles en la enseñanza del español para alumnos
chinos, creando una unidad didáctica digital. Atualmente, as relações entre os países levam a que seja necessário desenvolver as competências linguísticas e socioculturais. A globalização e a troca de relações, em várias áreas, entre a China e os países hispânicos, transmite a necessidade de um domínio de uma língua estrangeira. A língua espanhola expandiu-se pelo mundo, por isso há a necessidade de criar e propor conteúdos e materiais de ensino que melhorem o ensino e a aprendizagem desta língua neste contexto educacional. Para aprender uma língua, também é importante aprender a cultura na qual ela está imersa, para evitar malentendidos e conflitos culturais. Com a junção da educação e do mundo digital, as TIC podem desempenhar um papel importante no ensino de línguas, neste caso, do espanhol. Neste TFM, não só apresentaremos algumas definições dos conceitos de cultura e TIC, como também pretendemos dar a entender qual o melhor método para ensinar e aprender a cultura em contexto do ensino da língua espanhola, criando uma unidade didática digital para alunos chineses. Nowadays, relations between countries means that language and sociocultural skills must be developed. The globalization and the exchange of relations between China and Hispanic countries in various areas conveys the need for mastery a foreign language. The Spanish language has expanded around the world, so there is a need to create and propose teaching content and materials that improve the teaching and learning of this language in an educational context. For learning a language, it is also important to learn the culture in which it is immersed, to avoid misunderstandings and cultural conflicts. By bringing education and the digital world together, ICTs can play an important role in language teaching, in this case Spanish. In this TFM, we will expose some definitions of the concepts of culture and ICT, as well as understanding what is the best method for teaching and learning culture in the context of Spanish language teaching, creating a digital didactic unit for Chinese students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Español como Segunda Lengua (L2) y Lengua Extranjera (LE) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64188 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese+Final.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |