Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64188

TítuloContenidos culturales de ELE para alumnos chinos: propuesta de una unidad didáctica digital
Autor(es)Ferreira, Joana Margarida Gonçalves
Orientador(es)Núñez Sabarís, Xaquín
Palavras-chaveCultura
TIC
Enseñanza de español
Aprendizaje de ELE
Sistema educativo chino
Unidad didáctica digital
Ensino de espanhol
Aprendizagem de ELE
Sistema de ensino chinês
Unidade didática digital
Culture
Spanish teaching
IT learning
Chinese education system
Digital didactic unit
Data2019
Resumo(s)En la actualidad, las relaciones entre los países conllevan al desarrollo de la competencia lingüística y sociocultural. La globalización y el intercambio de relaciones entre China y los países hispánicos en diversas áreas, conlleva a la necesidad del dominio de una lengua extranjera. El español ha expandido a nivel global, por lo tanto, ha crecido la necesidad de crear y proponer contenidos y materiales didácticos que potencien la enseñanza/aprendizaje de esta lengua en este contexto educativo. Para aprender una lengua, es importante también aprender la cultura en donde está sumergida, pues así se puede evitar malentendidos y conflictos culturales. Con el cruce de la educación y el mundo digital, las TIC pueden tener un papel importante en la enseñanza de lenguas, en este caso, del español. En este TFM, trataremos de hacer breves definiciones de los conceptos de Cultura y TIC, bien como comprender el mejor método de enseñar y aprender contenidos culturales españoles en la enseñanza del español para alumnos chinos, creando una unidad didáctica digital.
Atualmente, as relações entre os países levam a que seja necessário desenvolver as competências linguísticas e socioculturais. A globalização e a troca de relações, em várias áreas, entre a China e os países hispânicos, transmite a necessidade de um domínio de uma língua estrangeira. A língua espanhola expandiu-se pelo mundo, por isso há a necessidade de criar e propor conteúdos e materiais de ensino que melhorem o ensino e a aprendizagem desta língua neste contexto educacional. Para aprender uma língua, também é importante aprender a cultura na qual ela está imersa, para evitar malentendidos e conflitos culturais. Com a junção da educação e do mundo digital, as TIC podem desempenhar um papel importante no ensino de línguas, neste caso, do espanhol. Neste TFM, não só apresentaremos algumas definições dos conceitos de cultura e TIC, como também pretendemos dar a entender qual o melhor método para ensinar e aprender a cultura em contexto do ensino da língua espanhola, criando uma unidade didática digital para alunos chineses.
Nowadays, relations between countries means that language and sociocultural skills must be developed. The globalization and the exchange of relations between China and Hispanic countries in various areas conveys the need for mastery a foreign language. The Spanish language has expanded around the world, so there is a need to create and propose teaching content and materials that improve the teaching and learning of this language in an educational context. For learning a language, it is also important to learn the culture in which it is immersed, to avoid misunderstandings and cultural conflicts. By bringing education and the digital world together, ICTs can play an important role in language teaching, in this case Spanish. In this TFM, we will expose some definitions of the concepts of culture and ICT, as well as understanding what is the best method for teaching and learning culture in the context of Spanish language teaching, creating a digital didactic unit for Chinese students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Español como Segunda Lengua (L2) y Lengua Extranjera (LE)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64188
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese+Final.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID