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TítuloAvaliação de perfis de agentes comerciais em sistemas de retalho especializado
Autor(es)Ferreira, Rita Daniela Gomes
Orientador(es)Belo, Orlando
Palavras-chaveMineração de dados
Classificação
Segmentação
Associação
Profiling de agentes comerciais
Optometristas
Data mining
Classification
Clustering
Association
Profiling of commercial agents
Optometrists
Data2019
Resumo(s)Nos últimos anos, registou-se um crescimento abrupto do volume de dados armazenados pelas empresas, o que fez com que, hoje, a aplicação de ferramentas que auxiliem a análise desses dados seja imprescindível. Depois de analisados, esses dados podem ser um valioso auxílio à tomada de novas decisões estratégicas. Atualmente, a informação é a chave para tudo. Por esse motivo, é preciso optar-se por sistemas que sejam iterativos com os utilizadores, automatizando a forma de analisar os dados e obtendo informação importante para o negócio. Devido a este aumento significativo de dados, a forma de extrair o conhecimento sofreu uma enorme evolução, aumento de forma extraordinária o número de aplicações da mineração de dados. Através do recurso das técnicas de mineração de dados é possível encontrar informação pertinente para perfilar clientes ou agentes comercias, entre outros, permitindo aos agentes de decisão tomar medidas especificas nos diversos casos que vão surgindo no seu quotidiano profissional. Neste trabalho de dissertação foram aplicadas diferentes técnicas de mineração de dados, nomeadamente, classificação, segmentação e associação, e de modelação de modelos de mineração de dados, com o objetivo de extrair conhecimento válido na construção de perfis de agentes comerciais e optometristas. Os resultados obtidos através das referidas técnicas, serão avaliados, e caso obedeçam aos critérios de sucesso de negócio definidos, transformar-se-ão em conhecimento que apoie a tomada de novas decisões estratégicas.
In recent years, there has been an abrupt increase in the volume of data stored by companies, which has made the application of tools to assist in the analysis of this data today essential. After the introduction of tools for data analysis and storage, the data can be valuable aid in strategic decisions. Nowadays, information is the key to everything. For that reason, you must opt for systems that are user interactive, automating the way you analyze data and getting important information for your business. Due to this significant data increment, the way to extract the knowledge has undergone an enormous evolution, increase extraordinary the number of applications of data mining. Using these techniques of data mining, it is possible to find the information relevant to profile clients or commercial agents, among others, allowing the decision agents to take specific steps and measures in the various cases that arise in your day by day professional. In this dissertation, different data mining techniques were applied, namely, classification, segmentation and association, and modelling data mining models, with the objective of extracting the knowledge for the construction of profiles of commercial agents and optometrists. The results obtained by techniques referred of data mining are evaluated, and if they obey with the business success criteria, they will be transformed in knowledge that support the new strategic decisions making.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63986
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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