Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63758

TítuloUm estudo sobre fluência e compreensão leitora em alunos em risco de dislexia no 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)A study on fluency and reading comprehension in students at risk of dyslexia in the 3rd year of the 1st cycle of basic education
Autor(es)Oliveira, Sandrina de Brito Esteves
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveCompreensão da leitura
Dislexia
Fluência da leitura
Monitorização com base no currículo
Risco educacional
Curriculum-based monitoring
Dyslexia
Educational risk
Reading comprehension
Reading fluency
Data2019
Resumo(s)O estudo teve como finalidade descrever a utilização da Monitorização com Base no Currículo (MBC) como sistema de triagem universal de alunos do 3.º ano no âmbito da fluência e da compreensão da leitura. Participaram neste estudo 72 alunos, dos oito aos dez anos de idade, de um agrupamento de escolas do distrito de Viana do Castelo. Os dados foram recolhidos através de duas provas MBC-MAZE e MBC-ORAL. Foram considerados em risco os alunos cujos resultados se situaram no percentil 20 ou abaixo dele. Os dados descritivos, inferenciais, correlacionais e de regressão permitiram concluir que: 1) os alunos do 3.º ano, em média, selecionaram cerca de cinco respostas corretas na prova de compreensão da leitura; 2) os alunos em risco, em média, selecionaram cerca de duas palavras corretas na prova de compreensão da leitura; 3) os alunos do 3.º ano, em média, leram corretamente cerca de 86 palavras corretas por minuto (pcpm); 4) os alunos em risco, em média, leram corretamente cerca de 50 pcpm; 5) cerca de 86% dos alunos não atingiu as metas curriculares definidas pelo Ministério da Educação; 6) a média dos resultados obtidos pelos alunos em risco simultâneo nas provas MBC-MAZE e MBC-ORAL, foi muito inferior à média dos restantes alunos, enquanto que o desempenho dos mesmos foi mais homogéneo, no que respeita à fluência e à compreensão da leitura; 7) o valor mínimo de fluência necessário para que a compreensão ocorra foi de 87 pcpm; 8) a utilização do valor de 87 pcpm identificou com rigor cerca de 72% a 85% dos alunos que não demonstraram adequada compreensão e cerca de 91% a 100% dos alunos que compreenderam aquilo que leram; 9) existiram diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas nos resultados obtidos na fluência e na compreensão da leitura; 10) não existiram diferenças estatisticamente significativas entre turmas nos resultados obtidos na compreensão da leitura, mas existiram diferenças estatisticamente significativas nos resultados obtidos na fluência da leitura; 11) existiu uma correlação significativa positiva entre os resultados obtidos nas provas de compreensão e de fluência da leitura; 12) a fluência da leitura explicou cerca de 55% a 69% da variância dos resultados obtidos na compreensão da leitura; 13) os resultados das duas provas elaboradas revelaram-se fiáveis, apresentando os itens das provas boa consistência interna; 14) a diferença de resultados obtidos na prova MBC-MAZE, de acordo com os diferentes métodos de cotação, foi estatisticamente significativa. Neste sentido, pretendeu-se que este estudo tivesse impacto social nas nossas comunidades escolares, no que diz respeito à análise e à identificação de casos em risco de insucesso na leitura.
The purpose of this study was to describe the use of Curriculum Based Monitoring (MBC) as a universal screening system for 3rd grade students in terms of fluency and reading comprehension. Seventy-two students from eight to ten years old have participated in this study, from a group of schools in the district of Viana do Castelo. Data were collected through two MBCMAZE and MBC-ORAL tests. Students whose results were at 20th percentile or below, were considered at risk. Descriptive, inferential, correlational and regression data led to the conclusion that: 1) 3rd grade student, on average, selected approximately five correct answers in the reading comprehension test; 2) students at-risk, on average, selected approximately two correct words in the reading comprehension test; 3) 3rd year students read on average 86 correct words per minute (wcpm) correctly; 4) students at-risk, on average, read correctly around 50 cwpm; 5) approximately 86% of the students did not reach the curricular goals set by the Ministry of Education; 6) the average of the results obtained by the students at simultaneous risk in the MBCMAZE and MBC-ORAL tests, was much lower than the average of the other students, while their performance was more homogeneous, regarding the fluency and the comprehension of the reading; 7) the minimum value required for achieving comprehension was found to be 87 cwpm; 8) the value of 87 cwpm accurately identified the 72% to 85% of students who did not demonstrate adequate comprehension and between the 91% to 100% of students who understood what they read; 9) the differences between boys and girls in the results obtained in fluency and reading comprehension were statistically different; 10) there were no statistically significant differences between classes in the reading comprehension, but there were statistically significant differences in the results obtained for reading fluency; 11) there was a significant positive correlation between the results obtained in the comprehension and reading fluency tests; 12) reading fluency explained between 55% to 69% of the variation of the results obtained in reading comprehension; 13) the results of the two elaborated tests proved to be reliable, presenting the test items with good internal consistency; 14) The difference in the results obtained in the MBC-MAZE test, according to the different quotation methods, was statistically significant. Therefore, this study intended induce a social impact on our school communities, related with the analysis and identification of cases at risk of failure in reading.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63758
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandrina de Brito Esteves Oliveira.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID