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TítuloDo repertório para a escala: estratégias criativas de ensino-aprendizagem de escalas e arpejos no ensino de piano
Outro(s) título(s)From the repertoire to the scale: creative strategies of teaching-learning of scales and arpeggios in piano teaching
Autor(es)Areia, Nuno André Ferreira Pinheiro
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveEnsino de música
Ensino de piano
Escalas
Projeto de intervenção
Music teaching
Piano teaching
Scales
Intervention project
Data2019
Resumo(s)Este projeto foi desenvolvido no âmbito estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música, variante instrumento, da Universidade do Minho. Com este trabalho, “Do repertório para a escala – estratégias criativas de ensino-aprendizagem de escalas e arpejos no ensino de piano”, procurou-se estudar e desenvolver estratégias que facilitem, enriqueçam e potenciem o ensinoaprendizagem de escalas enquanto elemento musical e potenciador de compreensão e criação musical, contextualizando o seu estudo com o estudo do repertório. A intervenção pedagógica do projeto foi desenvolvida com alunos de piano do ensino básico, de 10 a 12 anos de idade, da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Foram realizadas três aulas individuais, com quatro alunos, e implementadas estratégias que, recorrendo a análise do repertório e a uma abordagem conceptual, procuravam contextualizar o estudo de escalas e contribuir também para uma compreensão mais profunda do repertório. Procurou-se também, através da improvisação, oferecer ferramentas de exploração criativa no estudo de escalas e arpejos. Os instrumentos de recolha de dados consistiram na observação das aulas e na realização de dois inquéritos (um antes e outro depois da intervenção). Os resultados mostraram-se positivos, verificando-se uma boa aceitação das actividades por parte dos alunos, que mostraram uma evolução qualitativa positiva na sua capacidade de relacionar o estudo de escalas com o estudo do repertório.
This project was developed within the scope of the professional internship of the Master of Music Education, instrument specialization at the University of Minho. With this project, “From the repertoire to the scale – creative strategies of teaching-learning of scales and arpeggios in piano teaching”, we sought to study and develop strategies that facilitate, enrich and enhance the teaching-learning of scales as a musical element and as an element that enhances understanding and musical creation, contextualizing its study with the study of repertoire. The pedagogical intervention part of the project was conducted at Escola de Música da Póvoa de Varzim, with students aged 10 to 12 years old. Three individual lessons were held with four students, and strategies were implemented that, using repertoire analysis and a conceptual approach, sought to contextualize the study of scales and also contribute to a deeper understanding of the repertoire. Through improvisation, we also sought to offer tools for creative exploration in the study of scales and arpeggios. The data collection instruments consisted of observing the classes and conducting two surveys (one before and one after the intervention). The results were positive, with a good acceptance of the activities by the students, who showed a positive qualitative evolution of their ability to relate the study of scales with the study of the repertoire.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63752
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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