Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/63745

TitleAprendizagem das ciências baseada em investigação na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Other titlesInquiry-based science education in preschol education and 1st cycle of basic education
Author(s)Machado, Ana Rita da Silva
Advisor(s)Vilaça, Teresa
KeywordsAprendizagem baseada em investigação
Ciências
Investigação-ação
Educação préescolar
1º Ciclo do ensino básico
Inquiry-based science education
Sciences
Action-investigation
Preschool education
Primary school
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como foco central apresentar e discutir o Projeto de Intervenção e Investigação desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. A investigação tem vindo a mostrar que a aprendizagem das ciências baseada em investigação promove o aumento do conhecimento processual e substantivo, o pensamento crítico e desenvolve a oralidade e algumas competências de expressão artística. Assim, baseado nos interesses das crianças e nas minhas motivações pessoais optou-se pelo seguinte problema de intervenção e investigação: Quais são as potencialidades da aprendizagem das ciências baseada em investigação para a evolução do conhecimento substantivo e processual, bem como para o desenvolvimento da comunicação oral e artística de crianças da educação pré-escolar e alunos do 1º ciclo? Participaram neste estudo, a nível da Educação Pré-Escolar, 20 crianças de 5 anos, sendo 14 crianças do sexo masculino e 6 do sexo feminino. No contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, estiveram envolvidos 26 alunos, do 3º ano, sendo 15 deles do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Do ponto de vista de avaliação do processo de intervenção, este projeto sustentou a sua prática nos princípios da metodologia de Investigação-Ação. De modo a compreender quais os resultados da implementação deste projeto, os instrumentos de recolha de dados utilizados foram os diários de bordo semanais, grelhas de observação e análise documental dos documentos produzidos pelas crianças. A implementação deste Projeto permitiu apurar que apesar de ser um tema das ciências cujos conteúdos abordados eram complexos, as crianças conseguiram adquirir os conhecimentos científicos com os níveis de formulação científicos previstos para as respetivas idades. Observou-se também um desenvolvimento do conhecimento processual, constando-se um aumento do número de crianças a querer participar nas diversas etapas desse processo. Verificou-se também uma evolução a nível da comunicação e expressão oral, nos dois contextos, verificando-se também, a nível do 1º Ciclo, uma evolução na capacidade de falar em público. Relacionado com a expressão artística, constatou-se uma maior evolução a nível da Educação Pré-Escolar. Este Projeto permitiu-me crescer a nível pessoal e profissional, através do contacto com as diferentes realidades, proporcionando-me um conjunto de ferramentas e aprendizagens fundamentais para o meu futuro enquanto profissional da educação.
This report, integrated in the master’s degree study plan in preschool education and teaching of primary education, has its central focus on presenting and discussing the Intervention and Investigation Project developed under the supervised Teaching Practice Unit. The investigation has been showing that Inquiry-Based Science Education promotes the increasing of the procedural and substantive knowledge, critical thinking and develops oral and some artistic expression skills. Thus, based on interests of children and my personal motivations, the following problem of intervention and investigation was chosen: What are the potentialities of inquiry-based science education for the evolution of substantive and processual knowledge, as well as for the development of oral and artistic communication of preschool children and primary school students? 20 children with 5 years old, 14 male children and 6 female at preschool education level participated on the study. In the Primary school context, 26 students from the 3rd grade were involved, 15 male and 11 female. From the point of view of the evaluation of the intervention process, this project supported his practice in the Action-Investigation principles. In order to understand the results of the implementation of this project, the data collection instruments used were the weekly logbooks, observation grids and documentary analyses of documents produced by children. The implementation of this Project allowed us to determine that despite being a complex science theme, children were able to acquire scientific knowledge with the level of scientific formulation required at their age. There was also development of processual knowledge, with the growth of the number of children wanting to participate in the various stages of this process. It was also verified an evolution in oral communication and expression, in both contexts, there was also an evolution in the ability to speak in public. Related with artistic expression, there was a better evolution at the preschool level. This Project allowed me to grow personally and professionally, through the contact with both realities, providing me with a fundamental set of tools and learning for my future as teacher.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63745
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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