Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63738

TítuloOs contributos das histórias de vida de colaboradoras na prática profissional com idosos
Outro(s) título(s)The contributes of life stories of collaborators in professional practice with aged people
Autor(es)Araújo, Mónica Pires
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveExperiências
Formação
Histórias de vida
Recursos humanos
Terceiro setor
Experiences
Life stories
Human resources
Third sector
Training
Data2019
Resumo(s)A História de Vida de determinado sujeito coloca a descoberto não somente o seu percurso geral, como a sua identidade, sem que, realmente, essa seja desvendada. Na verdade, o processo em si fica simplificado quando os atores sociais (narradores) se predispõem a expor as suas vivências de forma livre e confortável. Este e outros aspetos colocaram as histórias de vida envoltas em adversidades aos longo dos anos, as quais, felizmente, foram sucumbindo ao teor (in)formativo que era gerado. A Formação manifesta-se como sustentáculo, de forma geral, uma vez que vê nas histórias de vida o alicerce perfeito para gerar conhecimento - para o próprio sujeito que narra (auto consciencialização, seguida de auto formação) e para o sujeito que ouve. O Setor Social e Solidário é a ligação entre sociedade e Estado, o qual providencia o essencial para que o Terceiro Setor receba respostas certeiras face às necessidades dos seus ocupantes – carências colmatadas, em grande parte, pelas colaboradoras dos espaços que se assumem como cuidadoras formais e, acima de tudo, conscientes dos seus rumos. O estudo contou com 3 das 25 colaboradoras possíveis, tendo sido efetuado em duas das várias valências de uma Instituição de Solidariedade Social (I.P.S.S.) – uma Estrutura Residencial Para Idosos (E.R.P.I.) e um Centro de Dia – ambos situados no mesmo edifício. Os resultados obtidos sugerem, indubitavelmente, que o estudo do biográfico oferece pormenores imprescindíveis, provenientes da necessária proximidade do investigador ao narrador e do acesso permitido à memorização do narrador, em tempo real sobre tempos passados. Está, portanto, delineada a linha condutora que permitiu verificar quais os contributos das histórias de vida de colaboradoras no trabalho diário com idosos, procurando-se saber, também, em que medida a oferta formativa é (foi) ou não uma vantagem.
The Life Story of a particular subject uncovers not only his paths in general, but also his identity, without reveal his really identity. In fact, the process itself becomes simpler when the social actors (narratores) have the predisposition to expose their own experiences. This aspect and another ones puts the life stories wrapped in adverseties over the years, which, fortunately, have succumbed to the (in)formative content that was produced. Training manifests as support, in general, once it sees in life stories the perfect suportt to produce knowledge - for the subjet himself (awareness which produce (self) training) and to the subject who listen. The Social and Solidary sector is the conection between society and State, which providing the necessary for the Third Sector receives right answers to the necessities of their occupants – these needs are mostly attended by the collaborators of the spaces that assume themselves as formal caregivers and, above all, aware of their directions. This investigation was realized with 3 of 25 possible colaboratores, and had been done in two of many social responses of a Social Solidarity Private Instituicion – a Residential Stucture For The Elderly and a Day Center Care For Seniors – both in the same place. The results obtained suggest that, undoubtedly, the study of biographic gives indispensable details from the necessary proximity the researcher to the narrator and from the alowed acess to the narrator memorization, in real time about past time. Therefore, it is outlined the guideline that allowed us to verify the contributes of the life stories of collaborators in the daily work with the aged people, searching know, as well, to what extent the training offer is (or was) an advantage.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63738
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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