Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63735

TítuloO ensino experimental das ciências: o uso da estratégia Prevê-Observa-Explica-Reflete no ensino de Estudo do Meio e de Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB
Outro(s) título(s)The experimental teaching of sciences: use of the strategy Predict-Observe-Explain- Reflect on the teaching of Social Environment and Natural Sciences on the 1st and 2nd Cycles of Basic Education
Autor(es)Cardoso, Cláudia Fabiana Ribeiro
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chave1.º e 2.º Ciclos do ensino básico
Atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-Reflete
Ensino experimental das ciências
1st and 2nd Cycles of basic education
Experimental teaching of sciences
Laboratorial activities the type Predict-Observe-Explain-Reflect
Data2019
Resumo(s)O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação pedagógica que assenta neste relatório foi desenvolvida em dois contextos distintos, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) numa turma do 4.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) numa turma do 6.º ano de escolaridade. O Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido vai de encontro com os objetivos e conteúdos do programa de Estudo do Meio, no 1.º CEB, e das Ciências Naturais, no 2.º CEB, e tem como principal finalidade a promoção de uma aprendizagem autónoma e significativa dos alunos através do Ensino Experimental das Ciências, mais especificamente, das Atividades Laboratoriais do tipo Prevê-Observa- Explica-Reflete (P-O-E-R). Para tal definiu-se a questão de investigação “Em que medida as Atividades Laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete favorecem a aprendizagem dos alunos no Ensino das Ciências?”. Atendendo a esta questão foi fundamental proporcionar aos alunos a possibilidade de realizar atividades que lhes permitiram construir conhecimentos e uma postura cientifica em relação ao meio envolvente. A metodologia utilizada constitui uma abordagem de investigação-ação na medida em que se pretendeu investigar um problema ou necessidade detetado/a na turma e menorizá-lo através da modificação das práticas educativas. Atendendo a esta metodologia desenvolveram-se no total 7 sessões de intervenção no 1.º CEB e 4 sessões no 2.º CEB que foram sujeitas a um processo cíclico que alternou entre a ação e a reflexão. Os resultados revelaram-se positivos e observou-se uma evolução dos conhecimentos dos alunos através da realização das atividades laboratoriais do tipo P-O-E-R. Estas atividades promoveram a autonomia dos alunos no desenvolvimento de aprendizagens significativas no sentido em que estes construíram o seu próprio conhecimento, a partir das suas ideias iniciais, envolvendo-se ativamente em todo o processo de ensino e de aprendizagem.
The following internship report emerges of the Curricular Unit Stage of the 2nd year of the of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The pedagogical research that works as the base for these report was developed in two separate contexts, on a 1st Cycle of Basic Education on a class of 4th grade education and on 2nd Cycle of Basic Education in a class of 6th grade education. The pedagogical intervention project meets the objectives and contents of the program of Social Environment, on the 1st Cycle of Basic Education, and Natural Sciences, for the 2nd Cycle of Basic Education, with the purpose of promoting autonomous and significant learning for the students through the Experimental Teaching of Sciences, more specifically, the Laboratorial Activities the type Predict- Observe-Explain-Reflect (P-O-E-R). For that it was posed the investigational question “To which extent does the Laboratorial Activities the type Predict-Observe-Explain-Reflect help the students learning in the teaching of sciences?”. Bearing this in mind, it was essential to offer the students the possibility of being in activities which would allow them to develop knowledge and scientific posture concerning the world. The methodology used sets on a action research approach having for a start a problem or necessity detected on the class and then trying to minimize it through the change of educational practice. Following this methodology it were developed in total 7 interventional sessions on the 1st Cycle of Basic Education and 4 sessions in 2nd Cycle of Basic Education that were subjected to cyclical processes that alternated between action and reflection. The results were positive, being possible to observe a development on the students’ knowledge by making the laboratory activities the type P-O-E-R. These activities promoted the students’ autonomy in the development of significant learning, in the sense that, the students built their own knowledge, having as a start their first ideas, and actively engaging the main process of teaching and learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63735
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Fabiana Ribeiro Cardoso.pdf7,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID