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https://hdl.handle.net/1822/63507
Title: | Projetos de práticas profissionais: analisando a usabilidade dos módulos integrados ao SUAP no Instituto Federal do Rio Grande do Norte |
Other titles: | Professional practice projects: analyzing the usability of SUAP integrated modules at the Federal Institute of Rio Grande do Norte |
Author(s): | Lima, Roberto Ramos de |
Advisor(s): | Lencastre, José Alberto |
Keywords: | Avaliação Prática profissional SUAP SUS Usabilidade Evaluation Professional practice Usability |
Issue date: | 2019 |
Abstract(s): | Este trabalho tem como estudo a avaliação de usabilidade dos módulos relacionados à prática
profissional do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). No SUAP os módulos que são
referentes às práticas profissionais são os de (i) Estágio, de (ii) Aprendizagem, de (iii) Gestão
de Projetos de Extensão, de (iv) Gestão de Projetos de Pesquisa e de (v) Atividade Profissional
Efetiva. Os participantes da pesquisa foram os professores e alunos do IFRN – Campus Nova
Cruz. Foram utilizados dois métodos de recolha de dados: primeiro um questionário de
avaliação de usabilidade dividido em 9 categorias (1) experiência do usuário, (2) aspecto
visual de interface, (3) navegação, (4) gestão de erros, (5) consistência, (6) controle, (7)
conteúdo, (8) feedback e (9) facilidade de aprendizado, seguido de um questionário SUS
(System Usability Scale), para obter o grau de satisfação dos utilizadores em relação aos
módulos em estudo e identificar as dificuldades encontradas pelos mesmos; em seguida, foi
realizado entrevistas de grupo focal (focus group): no primeiro momento com alunos e no
segundo momento com professores, no intuito de analisar o nível de acompanhamento da
prática profissional dos alunos no uso dos módulos, identificar as percepções dos usuários
sobre os módulos e propor melhorias de usabilidade dos módulos de forma a contribuir no
acompanhamento da prática profissional. Após a análise dos resultados, os módulos foram
considerados bons tanto pelos professores quanto pelos alunos, mas foram apontadas
algumas dificuldades tais como na divulgação dos módulos, no acompanhamento da prática
profissional, no controle de usuário para anexar documentos, no treinamento quanto ao uso
do sistema, no suporte prévio, no registro da prática profissional, na integralização dos
módulos e nas permissões de acesso.
Ao nível de satisfação, obtemos scores 62,5 e 71,3 pontos na opinião de professores e alunos,
respectivamente. Para trabalhos futuros, recomenda-se realizar um estudo de avaliação de
usabilidade em todos os módulos do SUAP, adicionando outras metodologias de avaliação, a
exemplo da avaliação heurística, com especialistas. This work has as its study the usability evaluation of the modules related to the professional practice of the Unified Public Administration System (SUAP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). In SUAP the modules that refer to professional practices are (i) Internship, (ii) Learning, (iii) Extension Project Management, (iv) Research Project Management and (v) Professional Activity Effective The research participants were the teachers and students of IFRN - Campus Nova Cruz. Two data collection methods were used: first a usability assessment questionnaire divided into 9 categories (1) user experience, (2) visual interface aspect, (3) navigation, (4) error management, (5) consistency, (6) control, (7) content, (8) feedback, and (9) learning ease, followed by a SUS (System Usability Scale) questionnaire to obtain user satisfaction with the modules under study and identify the difficulties encountered by them; Then, focus group interviews were conducted: firstly with students and secondly with teachers, in order to analyze the level of monitoring of students 'professional practice in the use of modules, to identify users' perceptions of the modules and propose usability improvements of the modules in order to contribute to the monitoring of professional practice. After analyzing the results, the modules were considered good by both teachers and students, but some difficulties were pointed out, such as the dissemination of the modules, the monitoring of professional practice, user control to attach documents, training on the use of the module. system, prior support, registration of professional practice, payment of modules and access permissions. At the satisfaction level, we obtained 62.5 and 71.3 points in the opinion of teachers and students, respectively. For future work, it is recommended to conduct a usability evaluation study on all SUAP modules, adding other evaluation methodologies, such as heuristic evaluation, with specialists. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63507 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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