Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6348

TítuloRelação treinador-atleta e exercício da liderança no desporto: a percepção de treinadores de alta competição
Autor(es)Gomes, António Rui
Cruz, José Fernando A.
Palavras-chaveLiderança
Transformacional
Carisma
Desporto
Leadership
Sport
Transformational
Charisma
Data2006
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
RevistaEstudos de Psicologia
Citação"Estudos de Psicologia. Natal". ISSN 1413-294X. 11:1 (2006) 5-15.
Resumo(s)Neste artigo apresentamos os resultados de quatro entrevistas levadas a cabo com treinadores de alta competição portugueses, onde se procurou recolher informações sobre as competências necessárias para exercer a actividade de treinador, os princípios e filosofia adoptada no trabalho, as principais áreas de exercício da liderança e os valores defendidos na modalidade e na prática profissional. Os resultados permitiram verificar um acordo quanto à importância de possuírem boas competências conceptuais e pessoais, princípios claros e aceites pelos atletas, boas condições de trabalho e atletas com qualidade para a alta competição. Paralelamente, foi evidente a complexidade de tarefas assumidas na orientação dos atletas (nove dimensões do exercício da liderança). Por último, é de salientar a importância dada à obtenção dos resultados competitivos (objectivo principal) em conjunto com a análise satisfatória do trabalho realizado e a valorização do desenvolvimento pessoal, tanto no treinador como nos atletas (objectivos “periféricos”).
Coach-athlete relationship and leadership practice: the perceptions of four high level competition coaches. On this article we present the results on interviewing four high level competition Portuguese coaches. The aim was to look for information on the essential coaching competences, the working principles and philosophy, the main leadership exercise areas and the defended values on sports and professional practice. The results showed the relevancy of gathering good conceptual and personal competencies, clear and accepted principals, good working conditions and qualified athletes. Also evident were the complex tasks assumed on guiding the athletes (nine leadership exercise dimensions were found). Finally, it is essential to point out the importance given to obtaining sporting results (main goal) as well as the satisfactory working analyses and the value given to coaches’ and athletes’ self-development (side goals).
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6348
DOI10.1590/S1413-294X2006000100002
ISSN1413-294X
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-294X20060001&lng=pt&nrm=iso
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liderança-Estudos Psicologia-Brasil.pdf68,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID