Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63439

TítuloAlimentos: equilíbrio, hábitos e cuidados: uma intervenção pedagógica com alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Food: balance, habits and care: a pedagogical intervention with students of the Primary and Secondary School
Autor(es)Lopes, Mariana Augusta Azevedo
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Palavras-chaveAlimentos
Ideias prévias
Mudança conceptual
Conceptual changes
Food
Previous conceptions
Data2019
Resumo(s)O projeto de intervenção pedagógica supervisionada que me propus desenvolver, Alimentos: equilíbrio, hábitos e cuidados - uma intervenção pedagógica com alunos do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, surgiu no âmbito da unidade curricular Estágio do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e foi implementado em duas turmas, uma do 1.º ano e outra do 6º ano de escolaridade, cobrindo parte dos tópicos programáticos “A saúde do seu corpo” no 1.º Ciclo do Ensino Básico e “Agressões do meio e integridade do organismo” no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de intervenção seguiu nos seus traços gerais uma investigação-ação na medida em que procura dar resposta à necessidade de conhecer e melhorar uma dada realidade educativa e em que os resultados têm uma influência imediata na realidade educativa que se investiga. Para a concretização da investigação, foi realizada uma intervenção pedagógica que seguiu uma estratégia próxima do modelo de mudança conceptual com os seguintes objetivos gerais: 1. Proceder ao levantamento das ideias dos alunos sobre a temática da alimentação, quer com recurso à literatura, quer através da realização de um questionamento inicial; 2. Elaborar um conjunto de atividades em função das ideias detetadas; 3. Implementar as atividades por forma a fazer evoluir as ideias dos alunos; 4. Avaliar a evolução das ideias dos alunos sobre a temática abordada. Com o intuito de dar resposta aos objetivos a que me propus, realizei um conjunto de atividades em que existiu sempre a preocupação de levar em conta as conceções prévias dos alunos e em que recorri a materiais manipulativos e apelativos bem como a atividades experimentais. A avaliação da intervenção foi positiva, tendo ocorrido um desenvolvimento no sentido de uma maior aproximação aos conceitos científicos por parte dos alunos. As atividades pedagógicas desenvolvidas durante a intervenção pedagógica parecem assim ter sido eficazes na evolução e/ou reconstrução das ideias dos alunos relativamente à maior parte dos temas abordados. Os níveis de motivação dos alunos durante a intervenção pedagógica foram sempre elevados.
The supervised pedagogical intervention project which I proposed to develop, Foods: balance, habits and care - a pedagogical intervention with students of the Primary and Secondary School, emerged within the scope of the Internship of the 2nd year of the Master in Primary School and Mathematics and Natural Sciences in Secondary School, and was implemented in two classes, one of the 1st grade and another of the 6th grade, covering part of the programmatic topics “The health of your body”. in the Primary school and “Aggressions of the environment and the integrity of the organism” in the Secondary School. The intervention project followed, in its general features, a research-action as it seeks to respond to the necessity of knowing and improving a specific educational reality and where the results have an immediate influence on the educational reality that is being investigated. In order to carry out the research, a pedagogical intervention was performed, which followed a strategy close to the conceptual change model with the following general objectives: 1. To survey the students' ideas on the subject of “food”, either through literature or through an initial questioning; 2. Develop a set of activities according to the collected ideas; 3. Implement activities to evolve students' ideas; 4. Evaluate the evolution of the students' ideas about the approached thematic. In order to accomplish the objectives I set myself, I performed a set of activities in which there was always a concern to take the students' previous conceptions into account and in which I used manipulative and appealing materials as well as experimental activities. The evaluation of the intervention was positive, since there were improvements towards a closer approach to the scientific concepts by the students. The pedagogical activities developed during the pedagogical intervention thus seem to have been effective in the evolution and/or reconstruction of students' ideas regarding most of the addressed topic. Students' motivation levels during the pedagogical intervention were always high.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63439
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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