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https://hdl.handle.net/1822/63424
Título: | Literacia e inclusão social: um estudo de caso com recurso à plataforma «Ainda estou a aprender» |
Outro(s) título(s): | Literacy and social inclusion: a case study using the «Ainda estou a aprender» platform |
Autor(es): | Fernandes, Joana Catarina Cardoso |
Orientador(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Santos, Sandra Cristina Silva |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem da leitura Inclusão social Programas de intervenção TIC ICT Intervention programs Learning difficulties in reading Social inclusion |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Em Portugal, as dificuldades de aprendizagem da leitura afetam um número elevado
de alunos e influenciam fortemente o seu desempenho, porque as competências de
leitura são essenciais para a literacia das crianças (Ribeiro et al., 2016). Quando as
dificuldades não são ultrapassadas, por norma, procede-se à retenção do aluno, o que
pode levar ao abandono escolar precoce (Gonçalves, Viana & Dionísio, 2007; Rodrigues
et al., 2017). Estas dificuldades tendem a manter-se ao longo da vida e, por sua vez, irão
influenciar a vida profissional dos indivíduos e a sua inclusão e participação na sociedade
(Ribeiro et al., 2016; World Literacy Foundation, 2015). As instituições de ensino têm um
papel fulcral na promoção das práticas de literacia (Sim-Sim, 2001; Viana, Cruz &
Cadime, 2017), devendo adaptar o seu funcionamento à sua realidade, através da
promoção do acesso a recursos inovadores, como as TIC (Pereira, 2017; Sarmento, 2003;
Viana, 2005). Na dissertação foi realizado um estudo de caso cujo objetivo é analisar o
impacto da intervenção dinamizada junto de um aluno do 2º ano com dificuldades na
aprendizagem da leitura. Antes da intervenção foram aplicados o ACL-1, o TLP-1 e o
TCTMO-n-1. A intervenção foi planificada de acordo com os resultados da avaliação
elaborada através da plataforma online «Ainda estou a aprender». Para além dos
exercícios disponíveis na plataforma para o treino das competências de leitura, foi
necessário a inclusão de exercícios complementares. As competências foram
trabalhadas de modo articulado. Após a intervenção foram aplicados o TLP-2, o TCTMOn-
2, o TCTML-n-2, e o TFL. Os resultados na análise do pré-teste e do pós-teste indicaram
evoluções na leitura de palavras e na fluência de leitura de textos, sendo necessário
continuar a estimulação da compreensão. A avaliação da intervenção indicou progressos
nas várias competências, à exceção do reconto oral. Através da intervenção e dos
registos do diário de bordo foi possível perceber a influência de fatores emocionais,
afetivos e motivacionais ao longo do processo. In Portugal, learning difficulties in reading affect many pupils and strongly influence their performance, because reading skills are essential for children's literacy (Ribeiro et al., 2016). When difficulties are not overcome, the student is usually retained, which may lead to early school leaving (Gonçalves, Viana & Dionísio, 2007; Rodrigues et al., 2017). These difficulties tend to remain throughout life and, in turn, will influence individuals' working lives and their inclusion and participation in society (Ribeiro et al., 2016; World Literacy Foundation, 2015). Educational institutions play a central role in promoting literacy practice (Sim-Sim, 2001; Viana, Cruz & Cadime, 2017) and must adapt their functioning to their reality by promoting the access to innovative resources such as ICT (Pereira, 2017; Sarmento, 2003; Viana, 2005). In the dissertation a case study was carried out whose objective was to analyze the impact of the dynamized intervention with a 2nd year student with difficulties in learning to read. Prior to the intervention, ACL-1, TLP-1 and TCTMO-n-1 were applied. The intervention was planned according to the results of the evaluation prepared through the online platform «I am still learning». In addition to the exercises available on the platform for reading skills training, it was necessary to include complementary exercises. The competences were trained in an articulated manner. After the intervention, TLP-2, TCTMO-n-2, TCTML-n-2, and TFL were applied. The results in the pretest and posttest analyses indicated progresses in word reading and reading fluency, and the need to continue the stimulation of comprehension. The intervention indicated overall progress, except for oral retelling. Through the intervention and logbook records it was possible to understand the influence of emotional, affective and motivational factors throughout the learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63424 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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