Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63422

TítuloA assistência estudantil no cumprimento dos seus objetivos: um Estudo exploratório no Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)
Outro(s) título(s)Student assistance in achieving its objectives: an exploratory study at the Federal Institute of Rio Grande do Norte Parnamirim Campus (Brazil)
Autor(es)Araújo, Halisson Leonardo Albuquerque de
Orientador(es)Gomes, Carlos Alberto
Palavras-chaveAcesso
Assistência estudantil
Igualdade
Permanência
Políticas
Access
Equality
Permanence
Policies
Student assistance
Data2019
Resumo(s)Este trabalho visa a analisar as políticas de igualdade de oportunidades desenvolvidas no Brasil, principalmente, as políticas de Assistência Estudantil desenvolvidas no IFRN. Portanto, esta dissertação está situada no campo das políticas educativas, mas com um enfoque sociológico. No tocante à parte teórica-conceitual, traremos uma contextualização dessas políticas nos últimos governos brasileiros,e como se deu a evolução da Assistência Estudantil e da Educação Profissional e Tecnológica desde as suas origens aos dias atuais. Pretendemos captar, pelos discursos dos discentes, das assistentes sociais, da coordenadora de Atividades Estudantis e da docente de Sociologia, aspectos que corroborem ou não se há um cumprimento do papel das politicas de Assistência Estudantil no Campus Parnamirim do IFRN, o qual se traduz, principalmente, no fornecimento de condições de acesso e permanência dos jovens de baixa renda na escola, evitando, assim, a evasão escolar. Foram abordados conceitos como desigualdade social e justiça social, por exemplo. No campo metodológico, fizemos a opção por um estudo exploratório e uma abordagem qualitativa. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e a entrevista. Na análise de dados, fizemos uma análise de discurso. Como resultados, verificamos que os estudantes validam e reconhecem a relevância das políticas de Assistência Estudantil do IFRN, além de reconhecerem o seu papel de combater e minimizar a evasão escolar. Tais discursos correspondem aos discursos dos profissionais entrevistados. A partir desses resultados obtidos e do atual cenário político e econômico do Brasil atualmente, vemos que as políticas de Assistência Estudantil necessitam de um aumento no seu investimento, e que os cortes no recurso da educação federal representam uma grave ameaça a essas políticas.
This paper aims to analyze the equal opportunities policies developed in Brazil, mainly the Student Assistance policies developed in the IFRN. Therefore, this dissertation is situated in the field of educational policies, but with a sociological approach. Regarding the theoretical-conceptual part, we will bring a contextualization of these policies in the last Brazilian governments, and how the evolution of the Student Assistance and the Professional and Technological Education from its origins to the present days. We aim to capture, through the discourses of students, social workers, the coordinator of Student Activities and the professor of Sociology, aspects that corroborate whether or not there is a fulfillment of the role of the Student Assistance policies in the Campus Parnamirim of the IFRN, mainly, in providing conditions for the access and permanence of low-income youth in school, thus avoiding school dropout. Concepts such as social inequality and social justice were addressed, for example. In the methodological field, we made the option for an exploratory study and a qualitative approach. The data collection techniques used were documental analysis, through the Unified Public Administration System (SUAP) and the interview. In the data analysis, we did a discourse analysis. As a result, we verify that students validate and acknowledge the relevance of the IFRN Student Assistance policies and recognize their role in combating and minimizing school dropout. These discourses correspond to the speeches of the professionals interviewed. From these results, and from the current political and economic scenario in Brazil, we see that Student Assistance policies need an increase in their investment, and that cuts in the federal education resource represent a serious threat to these policies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Poíticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63422
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Halisson Leonardo Albuquerque de Araújo.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID