Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63404

TítuloEducação pelos pares, jovens e drogas - Análise da produção científica portuguesa
Autor(es)Silva, Mara Fernandes
Delerue Matos, Alice
Palavras-chaveConsumo de substâncias psicoativas
Educação pelos Pares
Jovens
Data2014
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
CitaçãoSilva, M. & Delerue Matos, Alice (2014). Educação pelos pares, jovens e drogas –Análise da produção científica portuguesa. In Delgado, S. Barros, C. Serrão, S. Veiga, T. Martins, A. Guedes, F. Diogo & M. Araújo (Eds.), Pedagogia / Educação Social - Teorias & Práticas. Espaços de investigação, formação e ação- Congresso internacional de Pedagogia Social (pp. 319-323). Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto: Porto
Resumo(s)Apesar da utilização de substâncias psicoativas ser um fenó-meno ancestral e normativo, é inegável que acarreta riscos. O consumo realizado pelos jovens tem despoletado bastante preo-cupação social e científica. Um dos fatores relacionado com o consumo juvenil de substâncias psicoativas é precisamente a influência dos pares que, na fase da adolescência e juventude, assume uma enorme importância. Desta forma, as estratégias de Educação pelos Pares têm sido utilizadas em vários interven-ções socioeducativas que procuram a prevenção ou a alteração de comportamentos de consumo de substâncias psicoativas dos jovens. Porém, vários estudos têm apontado a necessidade de se investir na discussão, conhecimento e avaliação da Educação pelos Pares (Brito & Mendes, 2012; Turner & Sheperd, 1999).Com o intuito de contribuir para este campo de investigação e para a diminuição destas necessidades, propôs-se conhecer a produção científica portuguesa acerca da Educação pelo Pares, dirigida a grupos de jovens, no âmbito da problemática do uso recreativo de substâncias psicoativas. Para o efeito procedeu-se a uma pesquisa realizada no RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, no início de 2014. Dos 11 arti-gos científicos analisados, foi possível constatar que a produção científica portuguesa tem vindo sobretudo do campo da Saúde, nomeadamente da Enfermagem; têm prevalecido as metodolo-gias do tipo misto, com amostras não representativas; todos os estudos apresentam alguns indicadores positivos no que respeita à avaliação da Educação pelos Pares; e as suas recomendações passam pela continuação do investimento no conhecimento e avaliação do uso desta estratégia. A principal limitação desta pesquisa prende-se com o facto de não se encontrar no RCAAP toda a produção científica portuguesa, particularmente a que não se encontra em regime de acesso aberto. As principais conclusões retiradas deste trabalho prendem-se com a necessidade de se diversificar as áreas científicas envolvidas no estudo da Educa-ção pelos Pares utilizada com jovens que consomem substâncias psicoativas; com a necessidade de se apostar em metodologias que procurem aprofundar a análise e avaliação da Educação pelos Pares; e com a necessidade de se continuar a apostar no conhecimento e avaliação desta estratégia. A Educação pelos Pares tem apresentado potencial de intervenção e pode ser uma ferramenta bastante útil e económica para os trabalhadores so-ciais, tendo em conta o contexto de crise e contenção de custos que se atravessa.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63404
ISBN978-972-8969-06-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
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Educação pelos pares, jovens e drogas –Análise da produção científica portuguesa.pdf
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