Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63286

TítuloAcreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
Outro(s) título(s)Accreditation of higher education in East Timor: an exploratory study
Autor(es)Billy, Duarte Leite
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveAcreditação
Avaliação
Ensino superior
Qualidade
Timor-Leste
Accreditation
Evaluation
Higher education
Quality
Data2019
Resumo(s)Conseguida a paz e a estabilidade política, hoje o grande desafio de Timor-Leste é tornar-se uma nação desenvolvida e competitiva. Para isso, é fundamental uma política educativa que valorize a qualificação e formação superior dos jovens nas áreas que são prioritárias ao desenvolvimento económico e social do país, com qualidade (Araújo, 2006). Foi com este propósito que em 2010 o IV Governo Constitucional de Timor-Leste definiu como um dos objetivos da Política de Ensino Superior a estruturação de um sistema de garantia da qualidade, de forma a assegurar aos docentes condições de educação básica, formação contínua e conhecimento científico, conforme padrões internacionais, através da criação da Agência Nacional para Avaliação e Acreditação Académica (ANAAA). A ANAAA assumiu, assim, a responsabilidade pelos procedimentos de garantia da qualidade da oferta educativa do ensino superior. Passados quase 20 anos desde a criação da ANAAA, realizamos um estudo exploratório (que combinou a análise de documentos e a análise de entrevistas) para conhecer o posicionamento dos representantes dos estabelecimentos de ensino superior e da própria ANAAA sobre atuação da Agência e as mudanças conseguidas. Observou-se que existe hoje um ensino superior mais estruturado, bem como uma cultura de qualidade e de melhoria contínua da qualidade que se reflete no planeamento das aulas e no maior acompanhamento aos alunos. A ANAAA é vista como uma entidade externa independente parceira das instituições de ensino superior (IES) na garantia da qualidade da sua oferta educativa, sobretudo através das recomendações que dá no seu Relatório de Avaliação. São apontadas, no entanto, limitações na atuação da ANAAA relacionadas com a falta de recursos humanos e financeiros, a falta de preparação técnica e de conhecimento do terreno por parte dos avaliadores, a falta de tempo para ouvir os docentes durante a visita às IES e dificuldades de comunicação com os estabelecimentos de ensino superior/ Departamentos. Por isso, hoje, os desafios da ANAAA estão relacionados com a melhoria dos seus procedimentos, de forma a continuar a contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior e a garantir a qualidade da formação superior nas áreas do conhecimento que são prioritárias para o desenvolvimento de Timor-Leste.
Having achieved peace and political stability, East Timor's greatest challenge today is to become a developed and competitive nation. For this, an educational policy that values the qualification and higher education of young people in areas that are a priority for the economic and social development of the country with quality is essential (Araújo, 2006). It was with this purpose that in 2010 the IV Constitutional Government of East Timor defined as one of the objectives of the Higher Education Policy the structuring of a quality assurance system in order to assure teachers conditions of basic education, continuous training and knowledge, according to international standards, through the creation of the National Agency for Academic Evaluation and Accreditation (ANAAA). Thus, ANAAA assumed the responsibility for the quality assurance procedures of the higher education educational offer. Almost 20 years after the creation of ANAAA, we conducted an exploratory study (which combined document analysis and interview analysis) to know the position of representatives of higher education institutions and ANAAA itself about the Agency's performance and the changes achieved. It has been noted that there is a more structured higher education today, as well as a culture of quality and continuous quality improvement, which is reflected in the planning of the classes and greater monitoring of students. ANAAA is seen as an independent external entity partner of higher education institutions (HEIs) in ensuring the quality of its educational offer, especially through the recommendations it gives in its Assessment Report. However, there are limitations on ANAAA's actions related to the lack of human and financial resources, the lack of technical preparation and knowledge of the field by the evaluators, the lack of time to listen to the teachers during the visit to the HEIs and communication difficulties with higher education establishments / Departments. That is why, today, ANAAA's challenges are related to the improvement of its procedures, in order to continue to contribute to the professional development of higher education teachers and to guarantee the quality of higher education in the areas of knowledge that are priorities for East Timor's development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63286
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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