Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62756

TítuloOuvir e contar histórias: um mundo de novos conhecimentos
Outro(s) título(s)Listening and storytelling: a world of new knowledge
Autor(es)Barroso, Cláudia Adriana Fernandes
Orientador(es)Antunes, Carla Pires
Palavras-chave1ª Ciclo do ensino básico
Conhecimento
Educação pré-escolar
Literatura para a infância
1st Cycle of basic education
Children's literature
Preschool education
Knowledge
Data2019
Resumo(s)Este relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Estágio do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A integração da criança em contexto de Jardim de Infância é de extrema importância para o seu desenvolvimento, a vários níveis, contribuindo para a sua salutar integração no 1º ciclo. Cabe ao educador e ao professor a responsabilidade de observar e escutar a criança, de modo a percecionar as suas necessidades e saber tomar as melhores decisões, no sentido de a ajudar a desenvolver competências físicas, cognitivas, relacionais, criativas e afetivas, que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e para a saudável relação e comunicação com os outros. Assim, a partir das observações feitas nos dois contextos onde estagiámos, o de Jardim-de-Infância e o de 1º Ciclo, foi possível selecionar e propor atividades a partir da leitura e do reconto para, assim, fomentar, nas crianças, o prazer em desfrutar dos livros, para além da aquisição de novos conhecimentos que os livros lhes proporcionam. Para tal, foram desenvolvidas estratégias para tornar a leitura e o reconto mais apelativo e estimulante. Partimos da observação participante de cada um dos contextos e das respetivas crianças, com vista a recolher a informação necessária sobre os seus interesses e aptidões. Foram construídos alguns materiais e desenvolvidas atividades em torno da leitura e reconto de histórias, exploração de rimas e teatro de formas animadas, nomeadamente, fantoches. A participação ativa das crianças nestas atividades foi fundamental para o sucesso dos objetivos do projeto. A intervenção pedagógica desenvolvida fomentou o interesse das crianças por obras de Literatura para a Infância criou oportunidades lúdicas de exploração de livros e contribuiu ainda para estimular a linguagem e a comunicação entre o grupo.
This report presents a pedagogical intervention project developed within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Primary Education. The integration of children in kindergarten contexts is extremely important for their development at various levels, contributing to their healthy integration in the 1st cycle. It is up to the educator and the teacher to observe and listen to the child, in order to understand their needs and make the best decisions, in order to help them develop physical, cognitive, relational, creative and affective skills that contribute to your personal development and for healthy relationship and communication with others. So, from the observations made in the two contexts where we worked, the kindergarten and the first cycle, it was possible to select and propose activities from reading and retelling, thus fostering, in children, the pleasure enjoy books, in addition to acquiring new knowledge that books give them. To this end, strategies have been developed to make reading and retelling more appealing and stimulating. We start from participant observation of each of the contexts and their children in order to gather the necessary information about their interests and skills. Some materials were built, and activities were developed around reading and retelling stories, rhyming exploration and theater of animated forms namely, puppets. Children's active participation in these activities was critical to the success of the project objectives. The pedagogical intervention developed fostered the children's interest in works of Literature for Children created playful opportunities to explore books and contributed to stimulate language and communication between the group.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62756
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Adriana Fernandes Barroso.pdf4,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID