Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62649

TítuloConfronto e defesa de interesses: a relação das Ordens Terceiras com as Misericórdias em torno dos enterros (século XVIII)
Autor(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Data2019
EditoraGramma Editora
Resumo(s)O estudo das Misericórdias portuguesas tem sido objeto de trabalho de muitos investigadores nas últimas três décadas, principalmente no que diz respeito à Idade Moderna. Já o Período Contemporâneo tem conhecido menos investimento, principalmente no que se refere ao século XX, pois os trabalhos para o século XIX têm nos tempos mais recentes dado a conhecer algumas das suas vertentes, designadamente no que diz respeito à saúde, mas não só. Estamos, por conseguinte, perante uma temática com particular relevância na historiografia social, embora a sua ação toque outras vertentes, designadamente a que diz respeito ao setor religioso, apesar de serem instituições leigas de imediata proteção régia. Esse estatuto distanciava-as das demais confrarias e submetia-as à ação da Casa Real.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62649
ISBN978-85-5968-725-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Capítulos de Livros/Book Chapters
Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters
Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Confronto e defesa de interesses a relação das Ordens Terceiras.pdf497,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID