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TítuloA narrativa na (re)construção da profissionalidade docente
Autor(es)Peixoto, Maria de Fátima Antunes Carvalho de Melo
Orientador(es)Simões, João Manuel Formosinho Sanches
Data19-Jun-2006
Resumo(s)Esta investigação visa estudar o impacto formativo de narrativas na educação de professores. A revisão bibliográfica explorou as duas abordagens da narrativa – psicologia cultural (Bruner), o uso de narrativas na psicoterapia cognitiva (Gonçalves) – e abordagens pedagógicas da narrativa (Egan, Máximo- Esteves). A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa. É baseada no estudo do uso de três narrativas – A Gata Borralheira e as Manas Mais Velhas, A Pastora Errante e Magia na Escola – em cursos de licenciatura e de mestrado. A observação participante das aulas, a análise de documentos, sobretudo do material usado nessas aulas, e as entrevistas semi-estruturadas para recolha de opiniões e representações dos estudantes, foram os meios técnicos usados. O autor das histórias foi também entrevistado. A análise de conteúdo de documentos, notas de campo e entrevistas, permitiram a emergência de categorias abrangentes como as de Educação, Pedagogia, Criança, Professor, e Culturas Profissionais. A abordagem holística das narrativas foi analisada como um meio de ligar, tal como a Pedagogia faz, crenças, teorias e práticas. A investigação sustenta o grande valor pedagógico de narrativas, tanto para o desenvolvimento de professores como para o uso didáctico na sala de aula.
This research aims to elucidate the formative impact of narratives in teacher education. The review of literature explored both psychological approaches to narrative - cultural psychology (Bruner), use of narratives in cognitive psychological therapy (Gonçalves), - and pedagogical approaches to narrative (Egan, Máximo - Esteves). The methodology follows a qualitative approach. It is based on the study of the use of three narratives – Cinderella and the Older Sisters, The Errant Shepard, Magic in School – in graduation and masters’ course. Participant observation of classrooms, documentation analysis, mainly didactic material used in classrooms, and semi-structured interviews, to collect opinions and representations of students, were the main techniques used. The author of the stories was also interviewed Content analysis of documents, field notes and interviews allowed for the emergence of comprehensive categories like those of Education, Pedagogy, Child, Teacher, and Professional Cultures. The holistic approach of narratives was analysed as a means to link, like Pedagogy does, beliefs, theories and practices. The research supports the great pedagogical value of narratives, both for teacher development and for didactic classroom use.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de mestrado em educação de infância – especialidade em educação multicultural e envolvimento parental
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6260
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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