Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62206

TítuloA prática do vibrato como recurso técnico e expressivo a partir dos primeiros anos de aprendizagem da guitarra clássica
Outro(s) título(s)The use of vibrato as a technical and expressive resource from the first years of teaching of classic guitar
Autor(es)Leite, Luís Miguel Silva
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveEnsino
Guitarra
Musicalidade
Performance
Vibrato
Guitar
Musicality
Performance
Teaching
Vibrato
Data2019
Resumo(s)O presente projeto teve como finalidade averiguar se a técnica do vibrato como recurso técnico e expressivo no estudo da guitarra, inserido no âmbito do ensino vocacional da música, utilizando como base um manual de exercícios para estudar e aprofundar a técnica em questão, pode ter efeitos positivos na aprendizagem do instrumento e no desenvolvimento da capacidade de expressão nos alunos. O interesse por esta temática surgiu ao vislumbrar as possibilidades que esta técnica pode proporcionar em prol da performance guitarrística, levantando a questão da sua utilização como ferramenta auxiliar no ensino do repertório do instrumento. Os dados obtidos durante a investigação indicaram resultados positivos e encorajadores, tanto em relação aos resultados da performance musical e musicalidade, como soluções relevantes a nível técnico, motivação para o estudo individual e como método de estudo para os estudantes.
The present project had the purpose of finding if the technique of vibrato as a technical and expressive resource in the study of Guitar, inserted in the scope of vocacional teaching of music, using as foundation a manual of exercises to study and deepen the technique in question, can have positive effects in the learning process of the instrument and the development of the capacity of expression in the students. The interest in this theme came from observing the possibilities that this technique can grant to the guitar performance, raising the question of its use as an auxiliary tool in the teaching of the instrument’s repertoire. The data gathered during the investigation indicated positive and encouraging results, as much in relation to the results of the musical performance and musicality, as relevant solutions in a technical level, motivation for the individual study and as a method of study for the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62206
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís Miguel Silva Leite.pdf19,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID