Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62196

TítuloTruz-Truz… Quem és?
Outro(s) título(s)Truz-Truz ... Who are you?
Autor(es)Silva, Ana Rita Rodrigues da
Orientador(es)Dias, Maria Flor
Palavras-chaveConhecimento de si
Corpo humano
Educação pré-escolar
Eu
Identidade
Knowledge of self
Human bod
Pre-school education
I
Identity
Data2019
Resumo(s)O seguinte relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância, fazendo parte do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este projeto tem como título Truz-Truz... Quem és? E, tal como o titulo indica, pretende desenvolver a construção da identidade, num grupo de dezoito crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade. Para além de explicitar as minhas intenções pedagógicas no que se refere à minha intervenção, descrevendo o que fiz e porquê o fiz, irei também apresentar um estudo transversal, realizado neste contexto, acerca da construção das noções de identidade. Quanto à metodologia utilizada, inspirou-se na abordagem da Investigação-Ação. Na medida em que todo o processo foi sendo reajustado às diferentes necessidades, as atividades foram identificadas num âmbito de ciclos através da observação, planificação, ação e reflexão. O relatório evidência a forma como as crianças desenvolveram a tomada de consciência de si e do outro. A partir da aprendizagem pela ação, criaram-se oportunidades de expressão e comunicação variadas no sentido de reforçar os laços de pertença ao grupo, bem como na busca permanente de respostas para as suas questões. Por fim, são feitas considerações finais acerca do impacto da prática profissional no desenvolvimento da minha função enquanto futura Educadora de Infância.
The following report was developed within the framework of the Supervised Teaching Practice in the context of Kindergarten, being part of the study plan of the Master in Pre-School Education. This project is titled Truz-Truz... Who are you? And, as the name implies, it aims to develop identity construction in a group of eighteen children between the ages of three and four. In addition to explaining my pedagogical intentions regarding my intervention, describing what I did and why I did it, I will also present a cross-sectional study, carried out in this context, on the construction of notions of identity. As for the methodology used, it was inspired by the research-action approach. As the whole process was being readjusted to the different needs, the activities were identified in cycles through observation, planning, action and reflection. The report highlights the way children develop awareness of themselves and the other from action learning, creating opportunities for varied expression and communication, and reinforcing the bonds of belonging to the group, as well as the permanent search for answers to their questions. Finally, considerations are made about the impact of professional practice in the development of my role as a future Childhood Educator.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62196
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Rodrigues da Silva.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID