Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62131

TítuloEnsinar a escrever por meio de textos criativos
Outro(s) título(s)Teach writing through creative writing
Autor(es)Gonçalves, Eduardo José Azevedo
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveEscrita criativa
Textos literários
Atividades de escrita
Creative writing
Literary texts
Writing activities
Data2017
Resumo(s)Este Relatório de Estágio fundamenta um plano de intervenção pedagógica desenvolvido no 1º Ciclo do Ensino Básico e no 2º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente, numa turma de 4º ano e numa turma de 5º ano respetivamente, tendo por base o tema da Escrita Criativa. Esta temática é desenvolvida com o recurso à exploração de textos literários do Plano Nacional de Leitura. Relativamente às estratégias de intervenção pedagógicas utilizadas, elas assentam numa conceção construtivista da aprendizagem, sendo que a abordagem qualitativa foi a metodologia adotada neste projeto de intervenção. Este projeto de intervenção proporcionou aos discentes a implementação de atividades relativas ao desenvolvimento de competências de compreensão leitora e escrita, essencialmente desenvolvimento da criatividade a nível da escrita, para além da expansão da sua competência literária.
This Internship Report is based on a pedagogical intervention plan developed in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education, more concretely, in a group of 4th year and in a group of 5th year respectively, based on the theme of Creative Writing. This theme is developed using the exploitation of literary texts of the National Reading Plan. Regarding the pedagogical intervention strategies used, they are based on a constructivist conception of learning, and the qualitative approach was the methodology adopted in this intervention project. This intervention project provided the students with the implementation of activities related to the development of reading and writing comprehension skills, essentially the development of writing creativity, in addition to the expansion of their literary competence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62131
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eduardo José Azevedo Gonçalves_V2.pdf
Acesso restrito!
1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID