Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62086
Título: | Dinamizando a área dos livros em contexto de educação pré-escolar |
Outro(s) título(s): | Dynamizing the book area in the context of pre-school education |
Autor(es): | Silva, Daniela Sofia Teixeira da |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Área dos livros Comunicação Educação pré-escolar Linguagem Book area Communication Language Pre-school education |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do Estágio
do Mestrado de Educação Pré-Escolar, que visou dinamizar a área dos livros em contexto de educação
pré-escolar.
A fim de desenvolver esta finalidade foram desenvolvidas estratégias para tornar a área dos livros
mais apelativa e estimulante ao nível da comunicação e da linguagem das crianças.
A planificação dessas estratégias foi suportada na observação participante do contexto e das
crianças, com vista a recolher a informação necessária sobre os seus interesses e as suas capacidades.
Foram construídos alguns materiais para a área dos livros e desenvolvidas atividades em torno da leitura
e narração de histórias, exploração de rimas e de fantoches. A participação ativa das crianças nestas
atividades foi fundamental para a prossecução dos objetivos do projeto.
A intervenção pedagógica desenvolvida fomentou o interesse das crianças pela área dos livros,
criou oportunidades lúdicas de exploração dos recursos aí introduzidos e contribuiu para estimular a
linguagem e a comunicação no grupo. This report presents a project of pedagogical intervention developed within the scope of the master's degree in Pre-School Education, which aimed to liven up the book area in a context of pre-school education. In order to develop this purpose, strategies have been developed to make the book area more appealing and stimulating at the level of children's communication and language. The planning of these strategies was supported by the participant observation of the context and the children, in order to gather the necessary information about their interests and their capacities. Some materials were built for the book area and activities developed around reading and storytelling, exploring rhymes and puppets. The active participation of children in these activities was fundamental to the pursuit of the project objectives. The pedagogical intervention developed fostered children's interest in the book area, created playful opportunities to explore the resources introduced there, and contributed to stimulating language and communication in the group. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62086 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Sofia Teixeira da Silva.pdf | 7,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons