Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62055

TítuloStorytelling: uma ferramenta de ensino e aprendizagem da língua Inglesa no 1º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Storytelling: a tool for promoting english teaching and learning in primary education
Autor(es)Domingues, Bruna Marisa Ferreira de Oliveira
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveDesenvolvimento de competências
Ensino de inglês no 1º CEB
Storytelling
English teaching in primary education
Skills development
Storytelling
Data2019
Resumo(s)Desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio, integrada no Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, o presente relatório apresenta o meu Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, intitulado “Storytelling: uma ferramenta de ensino e aprendizagem da língua Inglesa no 1º Ciclo do Ensino Básico”. A principal finalidade deste projeto de investigação-ação foi auxiliar as crianças a aprender e compreender a língua inglesa de uma forma mais descontraída e divertida através do uso de histórias. Os seus objetivos foram: identificar perceções iniciais das crianças relativamente à aprendizagem da língua e ao uso de histórias, explorar o uso de histórias como estratégia de envolvimento na aprendizagem, desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem com o uso de histórias e avaliar o impacto do uso de histórias como estratégia de envolvimento na aprendizagem da língua. O projeto foi desenhado no 2º semestre do ano letivo de 2017/18, com uma turma de 3ºano, sendo desenvolvido no primeiro semestre do ano letivo de 2018/19 com uma turma diferente de 4º ano. No desenvolvimento do projeto procedi à aplicação de uma estratégia pedagógica-investigativa que integrou a recolha de dados através do uso de questionários que me deram feedback sobre a metodologia aplicada e a aprendizagem das crianças. A estratégia metodológica utilizada revelou-se muito apreciada pela turma, que demonstrou grande prazer nas aulas, e concluiu-se que o conto de histórias auxilia de forma mais lúdica a aprendizagem da língua Inglesa. As atividades estimularam as crianças a quererem aprender mais, ao mesmo tempo que os envolvia plenamente nas aulas. Com base nos resultados desta experiência, recomenda-se que o storytelling seja mais desenvolvido nas escolas, não só por criar momentos mágicos, mas também porque as crianças se motivam e por consequência aprendem mais e melhor. Este tipo de envolvimento tem alguns benefícios a nível pedagógico, como maior interação, aumento do gosto pela leitura, incentivo da escrita e até mesmo a vontade da criança interpretar as personagens. Tudo isto promove uma boa aprendizagem.
This teaching report was developed within the practicum of the Master's Degree in English Teaching in the 1st Cycle of Primary Education at the University of Minho. It describes my supervised Pedagogical Intervention Project, entitled “Storytelling: a tool for promoting English teaching and learning in primary education”. The main purpose of this action research project was to help the child learn and understand the English language in a more relaxed and fun way through the use of stories. Its objectives were: to identify children’s initial perceptions regarding language learning and the use of stories, to explore the use of stories as a strategy for engaging children in learning, to develop self-regulation skills, and to evaluate the impact of using stories as a strategy for enhancing language learning. The project was designed and developed in the second semester of 2017/18 with a 3rd grade class and in the first semester of 2018/19 with a different class of 4th graders. To develop the project, I used a pedagogical-research strategy that included data collection questionnaires to get feedback on the approach and the children's learning. The methodological strategy was very appreciated by both 3rd and 4th graders, which showed great pleasure during the classes. I concluded that storytelling helps children learn the English language in a more playful way. The activities stimulated children to want to learn more, while engaging them fully in class. Based on the results of the project, I believe that storytelling should be more developed in schools, not only for creating magical moments, but also because children get motivated and consequently learn more and in a better way. This kind of engagement has some pedagogical benefits, such as an increased interaction, an increased interest for reading, encouragement for writing, and even the child's willingness to interpret the story´s characters. All this combined promotes good and effective learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62055
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruna Marisa Ferreira de Oliveira Domingues.pdf4,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID