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TítuloMonitorização com base no currículo na identificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem na leitura: um estudo quantitativo no quinto ano do ensino fundamental de escolas estaduais dum município de Santa Catarina, Brasil
Autor(es)Silva, Evelise Stuart da
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveCBM-Maze
Dificuldades de aprendizagem na leitura Monitorização com Base no Currículo (MCB)
Direitos
Necessidades educativas especiais (NEE)
Risco educacional
Educational risk
Monitoring based on the curriculum (MCB)
Reading learning difficulties
Maze
Rights
Special educational needs (NEE)
Data2019
Resumo(s)A finalidade deste estudo é caracterizar os níveis de compreensão da leitura, na população e em alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas do quinto ano do Ensino Fundamental Básico de cinco escolas, em diferentes regiões de um dos municípios do Estado de Santa Catarina situado na região Sul do Brasil. Tratou-se de um estudo quantitativo, cuja recolha de dados foi realizada através de uma prova de monitorização com base no currículo (MBC) -Maze- para a compreensão da leitura junto de 89 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental Básico. Neste estudo foram considerados alunos em risco de apresentar dificuldades de aprendizagem específicas na leitura aqueles cujos resultados se encontravam no percentil 20 ou abaixo deste tal como recomendado na literatura da especialidade. Os dados foram tratados e analisados através de estatística descritia e inferencial, e foram tiradas as seguintes conclusões: 1) A prova de compreensão da leitura MBC–Maze é económica, foi rápida, de fácil aplicação e correção; 2) A prova Maze de compreensão da leitura, a média do número de questões de compreensão respondidas corretamente foi de 9.26 (DP=7.54) no MC3E, de 8.30 (DP=6.83), para MC2E, e de 9.08 (DP=7.46) para MCTC; 3) Para todos os métodos de cotação utilizados, os resultados da análise inferencial permitiram concluir que a variável gênero não teve impacto nos resultados; 4) A variável região teve impacto nos resultados obtidos na compreensão da leitura; 5) Os diferentes métodos de cotação da prova MBC-Maze, apresentaram diferenças estatisticamente significativas; 6) O Alpha de Cronbach foi de 0.94 para o método de cotação MC3E; de 0.89 para o método MC2E; e 0.93 para o MCT, revelando valores de consistência interna adequados Este estudo pode ter impacto nas escolas estaduais de Santa Catarina, na medida em que chama a atenção para a importância da identificação de alunos em risco de insucesso na leitura. Apresenta resultados relativos ao valor indicador de risco de insucesso que podem ser utilizados na identificação do risco e dissemina um sistema de triagem que faz uso de provas de monitorização com base no currículo, sendo esta uma alternativa fiável e, por fim promove um modelo pedagógico de Resposta à Intervenção que preconiza que todos os alunos tenham uma educação de qualidade para desenvolverem a aprendizagem da leitura.
The aim of this study is to characterize the levels of reading comprehension, in the population and in students at risk for Learning Difficulties specific of the fifth year of the Fundamental Basic Education of five schools, in different regions of one of the municipalities of the Santa Catarina State, located in the South region of Brazil. This was a quantitative study, and for data collection a monitoring test based on the curriculum (MBC) – Maze – for reading comprehension, composed by three texts, was applied to 89 students of the fifth year of Fundamental Basic Education. To characterize the students at risk for presenting difficulties in reading comprehension, results in or below the 20th percentile were considered, as recommended in the specialized literature. Data was analyzed using descriptive and inferential statistics, and the following conclusions were drawn: 1) The MBC – Maze reading comprehension test is economical, quick, easy to apply and correct; 2) The Maze reading comprehension test, the average number of comprehension questions answered correctly was 9.26 (SD = 7.54) in MC3E, 8.30 (SD = 6.83) for MC2E, and 9.08 (SD = 7.46) for MCTC; 3) For all quotation methods used, the inferential analysis results allowed us to conclude that the gender variable had no impact on the results; 4) The variable region had an impact on the results obtained in reading comprehension; 5) The different MBCMaze quoting methods presented statistically significant differences; 6) Cronbach's Alpha was 0.94 for the MC3E quotation method; from 0.89 for the MC2E method; and 0.93 for MCT, revealing adequate internal consistency values. This study may have an impact on the state schools of Santa Catarina, as it draws attention to the importance of identifying students at risk of reading failure. It presents results related to the failure risk indicator value that can be used in risk identification and disseminates a screening system that makes use of curriculum-based monitoring evidence, which is a reliable alternative and ultimately promotes a pedagogical model of risk assessment. Response to the Intervention that advocates that all students have a quality education to develop reading learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61962
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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