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TítuloAs videoaulas como contributo para a inclusão acadêmica de estudantes surdos
Outro(s) título(s)Video lessons as a contribute to the academic inclusion of deaf students
Autor(es)Lira, Maria Auxiliadora Pereira de
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveEducação inclusiva
Surdez
TIC
Videoaula
Inclusive education
Deafness
ICT
Video lesson
Data2019
Resumo(s)As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais aliando-se aos processos de desenvolvimento social e acadêmico das pessoas, especialmente das pessoas com surdez. Em particular, as videoaulas vêm ganhando espaço no contexto acadêmico, principalmente na Educação a Distância. Nesse diapasão, o presente estudo buscou entender como as videoaulas de Língua Portuguesa do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), têm contribuído para a preparação dos estudantes com surdez no exame de seleção do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Para atendimento aos objetivos e às questões de investigação, a pesquisa foi delineada numa abordagem qualitativa do tipo exploratória, utilizando-se da técnica da entrevista do tipo semiestruturada, aplicada a oito estudantes surdos, participantes do Projeto de Extensão “Perspectivas de Acessibilidade ao Proitec em Libras - 2ª Edição” e inscritos no Exame de Seleção/2018 do IFRN, Campus Natal-Central, para ingresso em 2019, nos cursos técnicos na modalidade integrada. Ainda, como fonte de dados, foram analisadas as dez videoaulas de Língua Portuguesa do ProITEC. Como resultado a pesquisa mostrou que as videoaulas contribuíram para a preparação dos estudantes quando da realização do exame de seleção, mesmo sendo identificada pela pesquisadora a necessidade de atualizações dessas videoaulas.
Information and Communication Technologies (ICT) are increasingly aligning themselves with the social and academic development processes of people, especially deaf people. In particular, video lessons have been gaining ground in the academic context, especially in Distance Education. In this context, the present study sought to understand how the Portuguese video lessons of the Technological Initiation and Citizenship Program (ProITEC) have contributed to the preparation of deaf students to the selection process of the Natal- Central Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN). In order to meet the objectives and research questions, the research was outlined in a qualitative exploratory approach, using the semi-structured interview technique. It was applied to eight deaf students, who participated in the Extension Project "Perspectives of Accessibility to Proitec in Libras - 2nd Edition” enrolled in the IFRN (Natal-Central Campus) 2018 Selection Process, for admission in 2019, to technical programs in the integrated modality. Furthermore, as data source, ten Portuguese video lessons of ProITEC. As a result, the research showed that the video classes contributed to the students' preparation when taking the entrance test, even though the researcher identified the need for updates of the video classes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61956
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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