Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61914
Título: | A celebração da excelência na escola pública. Reforço ou entrave à democratização da educação? |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Liderança escolar Excelência Democratização Escola pública |
Data: | Set-2019 |
Editora: | Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Direção Regional da Educação da Madeira |
Revista: | Revista Diversidades |
Citação: | Torres, Leonor L. (2019). A celebração da excelência na escola pública. Reforço ou entrave à democratização da educação? Revista Diversidades, 54, 26-29. |
Resumo(s): | A agenda política tem vindo progressivamente a inscrever no quadro das preocupações educativas os princípios da qualidade, da excelência e do mérito. Neste texto, retomo duas interrogações que têm guiado a minha agenda investigativa: i) de que modo os cerimoniais de distinção focados apenas nos resultados académicos se articulam com o desenvolvimento da cidadania democrática?; ii) até que ponto a miragem da exclusividade não estará a engendrar, no sentir dos alunos, o terror da exclusão, pela dificuldade crescente em alcançar um desempenho modelar? |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61914 |
ISSN: | 1646-1819 |
Versão da editora: | https://www.madeira.gov.pt/dre/Estrutura/DRE/Publicações |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Revista Diversidades 54-páginas-1-2,26-29.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons