Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61817
Título: | O Design como ferramenta educativa para a comunicação da cultura ao público infantil nos Museus |
Autor(es): | Pinto, Rita Brandão de Vasconcelos Aguiar |
Orientador(es): | Providência, B Lopes, Lígia Maria Pinto |
Palavras-chave: | Design Educação Museu Serviço educativo Infância Education Museum Educational service Childhood |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Esta dissertação é uma investigação exploratória que visa averiguar a pertinência da
inclusão da disciplina do Design no contexto da Educação Não-Formal Museológica.
Queremos explorar se, para além de comunicação gráfica ou desenho de espaço,
as ferramentas criativas do Design poderão facilitar os processos de aprendizagem,
nomeadamente em contexto não-formal, como é o caso das Instituições Culturais
aqui abordadas. É nosso propósito evidenciar as capacidades criativas, disruptivas e
exploratórias da disciplina do Design, que potenciam a criação de analogias, metáforas,
e interfaces de mediação - materiais ou imateriais - que facilitam a aprendizagem,
envolvendo e capacitando as crianças no processo educativo. Escolhemos o espaço
do Museu por ser, hoje, não só um local de exposição, comunicação e conservação de
arte e cultura, mas também um local privilegiado para a experimentação e a produção
artística e cultural, nomeadamente junto do público infantil que aqui se aborda.
Relataremos alguns exemplos do que se faz actualmente nos Serviços Educativos e
nas Escolas na sua relação com as Instituições Culturais. This dissertation is an exploratory investigation that aims to understand the relevance of the inclusion of Design in context of Non-Formal Education in the Museum. We want to explore whether, in addition to graphic communication or space design, the creative tools of Design could facilitate learning processes, especially in a nonformal context, such as the Cultural Institutions discussed here. It is our purpose to highlight the creative, disruptive and exploratory capacities of the Design discipline, that foster the creation of analogies, metaphors, and mediation interfaces - material or immaterial - which facilitate learning, involving and empowering children in the educational process. We chose the space of the Museum because it is, nowadays, not only a place of exhibition, communication and conservation of art and culture, but also a privileged place for experimentation and artistic and cultural production, namely among children. We give some examples of what is currently being done in the Educational Services and Schools in their relationship with Cultural Institutions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61817 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RITA BRANDÃO - O DESIGN COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA A COMUNICAÇÃO DA CULTURA AO PÚBLICO INFANTIL - LR.pdf | 21,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |