Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61817

TítuloO Design como ferramenta educativa para a comunicação da cultura ao público infantil nos Museus
Autor(es)Pinto, Rita Brandão de Vasconcelos Aguiar
Orientador(es)Providência, B
Lopes, Lígia Maria Pinto
Palavras-chaveDesign
Educação
Museu
Serviço educativo
Infância
Education
Museum
Educational service
Childhood
Data2019
Resumo(s)Esta dissertação é uma investigação exploratória que visa averiguar a pertinência da inclusão da disciplina do Design no contexto da Educação Não-Formal Museológica. Queremos explorar se, para além de comunicação gráfica ou desenho de espaço, as ferramentas criativas do Design poderão facilitar os processos de aprendizagem, nomeadamente em contexto não-formal, como é o caso das Instituições Culturais aqui abordadas. É nosso propósito evidenciar as capacidades criativas, disruptivas e exploratórias da disciplina do Design, que potenciam a criação de analogias, metáforas, e interfaces de mediação - materiais ou imateriais - que facilitam a aprendizagem, envolvendo e capacitando as crianças no processo educativo. Escolhemos o espaço do Museu por ser, hoje, não só um local de exposição, comunicação e conservação de arte e cultura, mas também um local privilegiado para a experimentação e a produção artística e cultural, nomeadamente junto do público infantil que aqui se aborda. Relataremos alguns exemplos do que se faz actualmente nos Serviços Educativos e nas Escolas na sua relação com as Instituições Culturais.
This dissertation is an exploratory investigation that aims to understand the relevance of the inclusion of Design in context of Non-Formal Education in the Museum. We want to explore whether, in addition to graphic communication or space design, the creative tools of Design could facilitate learning processes, especially in a nonformal context, such as the Cultural Institutions discussed here. It is our purpose to highlight the creative, disruptive and exploratory capacities of the Design discipline, that foster the creation of analogies, metaphors, and mediation interfaces - material or immaterial - which facilitate learning, involving and empowering children in the educational process. We chose the space of the Museum because it is, nowadays, not only a place of exhibition, communication and conservation of art and culture, but also a privileged place for experimentation and artistic and cultural production, namely among children. We give some examples of what is currently being done in the Educational Services and Schools in their relationship with Cultural Institutions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61817
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RITA BRANDÃO - O DESIGN COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA A COMUNICAÇÃO DA CULTURA AO PÚBLICO INFANTIL - LR.pdf21,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID