Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6175

TítuloPromoção de uma alimentação saudável na escola: um estudo comparativo entre escolas do concelho de Braga pertencentes à RNEPS e não pertencentes
Autor(es)Costa, Paulo Alexandre Barros da
Orientador(es)Precioso, José
Data31-Mar-2006
Resumo(s)Embora a prática de uma alimentação saudável, assim como a educação alimentar comece na família, esta deve ser continuada na escola. O modelo preconizado actualmente para fazer promoção da alimentação saudável é o das Escolas Promotoras de Saúde (EPS). As EPS devem para serem eficazes na sua acção educativa devem, entre outros aspectos, criar ambientes de apoio e envolver a comunidade. Portugal aderiu à Rede Europeia das Escolas Promotoras de Saúde (REEPS) em 1994. Não obstante essa integração nunca foram realizadas avaliações formativas sobre a eficácia deste modelo de implementação da Educação para a Saúde em geral e da Educação Alimentar em particular. Este facto levantou a seguinte questão de investigação: estarão as EPS portuguesas a criar ambientes de apoio à promoção de uma alimentação saudável (fornecimento de refeições equilibradas nas cantinas, bufetes e máquinas de venda automática de alimentos com produtos saudáveis) e a envolver a comunidade (especialmente os Centros de Saúde) na Educação Alimentar de todos os membros da comunidade Escolar? Para tentar dar resposta a esta questão realizou-se um estudo em quatro escolas EB 2 e 3 do concelho de Braga, duas integradas na Rede Nacional das Escolas Promotoras de Saúde (RNEPS) e outras duas não pertencentes. O estudo consistiu basicamente na análise dos ingredientes e formas de confecção das refeições fornecidas nas cantinas, na observação “in loco” e análise posterior da qualidade nutritiva dos alimentos presentes nos bufetes e máquinas fornecedoras de alimentos, na observação das condições de higiene e no tipo de Educação Alimentar que foi proporcionada nas escolas da amostra. Os resultados mostram que de uma forma geral as refeições fornecidas nas escolas são equilibradas nutricionalmente, embora as formas de confecção não sejam as mais adequadas (predominam os fritos e estufados em detrimento dos grelhados e cozidos). Os resultados mostram que a maioria dos alimentos disponíveis nos bufetes e máquinas fornecedoras de alimentos possui baixo valor nutritivo. As condições de higiene da cantina são aceitáveis. O estudo revelou que existem diferenças apreciáveis entre as EPS e as Escolas não promotoras de Saúde (EnPS) sobretudo no que respeita aos produtos presentes no bufete e nas máquinas fornecedoras de alimentos. Sugerese que as escolas cumpram o determinado na circular n.º 43/94 do Departamento da Educação Básica (DEB) e um maior envolvimento dos Centros de Saúde na Promoção de uma Alimentação Saudável nas escolas.
Although the practice of healthy eating habits, as well as proper food education starts at home, this idea should be continued at school. The present recognized model to promote healthy diets belongs to the Health Promoting Schools. In order for them to be effective in their teaching, they should among other things create supporting environments and involve the community. Portugal joined the European Net of Health Promoting Schools in 1994. Despite this integration, formative evaluations of the efficiency of this model of implementation of health education in general and dietary education in particular, were never carried out. This fact brought forth the following question: “Are these Portuguese schools in fact creating supporting environments for the promotion of healthy eating (providing balanced meals in canteens, buffets and automatic vending machines with healthy products) and involving the community (especially the Health Centres) in the education of healthy dietary habits to the members of the school community?” To try to answer this question a study was carried out in four schools, EB2 and 3 (middle schools) in the district of Braga, two of which were integrated in the national net of Health Promoting Schools and two which were not. The study concentrated mainly on the analysis of the ingredients and the type of preparation of available meals in canteens, and on the observation “in loco” and posterior analysis of the nutritious quality of the food available in buffets and food vending machines and also on the observation of the hygienic conditions and the type of dietary education provided in these schools. The results show that in general, the meals provided at schools are nutritiously balanced although the forms of preparation are not the most adequate (fried and stewed dishes are preferred to grilled and boiled meals.) The results show that most of the available food in buffets and vending machines contain little nutritious value. The hygienic conditions of the canteen are acceptable. The study revealed that there are considerable differences between the Health Promoting Schools and the Non Health Promoting Schools, mainly in what concerns the food products available in buffets and vending machines. It is suggested that schools follow what is established in the bill number 43/94 of the Department of Elementary Education and there should be a greater involvement of the Health Centres in the promotion of healthy dietary habits in schools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoMestrado em educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6175
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_FINAL.pdf
Acesso restrito!
TESE_FINAL1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID