Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61733

TítuloFeedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
Outro(s) título(s)Feedback and learning in elementary school: perspectives of teachers, pupils and parents
Autor(es)Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAprendizagem
Autorregulação
Avaliação formativa
Feedback
Trabalho de casa
Formative evaluation
Homework
Learning
Self-regulation
Data2019
Resumo(s)Este trabalho teve como objetivo, analisar investigação dos últimos cinco anos sobre o feedback e o seu efeito na aprendizagem dos alunos. Esta análise resultou de uma revisão bibliográfica e originou uma hipótese de investigação nova. Constata-se que o feedback constitui uma ferramenta com elevada importância no envolvimento dos alunos nas tarefas escolares e, como consequência, numa melhoria das suas aprendizagens, aumentando a sua motivação, autoeficácia e probabilidade de alcance de um estádio de autorregulação. Há diferentes formas de gerar feedback nos alunos, através do questionamento eficaz na sala de aula, avaliação formativa e trabalho de casa. Todos podem fornecer aos alunos, informações sobre os seus progressos, um fator de envolvimento e aprendizagem. Será importante investigar o conhecimento que professores, alunos e pais/encarregados de educação têm sobre o feedback, e a sua relação com o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Para tal, sugere-se um estudo exploratório nessa área que envolverá os alunos de dez turmas de quinto ano de escolaridade (N=250), de duas escolas públicas, bem como os respetivos docentes e encarregados de educação. A recolha de informação e dados será efetuada a partir de inquéritos aos alunos e entrevistas aos professores e pais/encarregados de educação, elaborados para o efeito.
This work aimed to analyze the last five years’ research on feedback and its effect on student learning. This analysis resulted from a bibliographic review and gave rise to a new investigation hypothesis. It is observed that feedback is a tool of high importance in the involvement of students in the school tasks. Consequently, there is an improvement on their learning, increasing their motivation, self-efficacy and probability of reaching a stage of self-regulation. There are different ways of generating feedback in students - through effective classroom questioning, formative evaluation, and homework. Everyone can provide students with information about their progress as a factor of involvement and learning. It will be important to investigate the knowledge that teachers, students and parents / guardians have on feedback, and their relationship with student involvement in learning. To do so, we suggest an exploratory study in this area which will involve students from ten fifth-grade classes (N = 250), from two public schools, as well as the respective teachers and caregivers. The collection of information and data will be carried out from surveys to students and interviews to teachers and parents / guardians, specifically prepared for this purpose.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61733
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_+MTPE_Guilhermina_Freitas_Goncalves_PG36139.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID