Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61695

TítuloSatisfação profissional do professor, características pessoais e características organizacionais da escola
Outro(s) título(s)Teacher job satisfaction, personal characteristics and school organizational characteristics
Autor(es)Poloni, Raiany Stefane Saué
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveCaracterísticas do professor
Características organizacionais da escola
Satisfação profissional do professor
School organizational characteristics
Teacher characteristics
Teacher job satisfaction
Data2019
Resumo(s)A satisfação profissional dos professores, que constitui um factor de relevo para os resultados escolares dos alunos, parece ser multi-determinada. O presente estudo pretendeu analisar os efeitos de características dos professores e das escolas, na satisfação profissional dos professores. Participaram deste estudo 1070 diretores de escolas brasileiras e 14291 professores de turmas do sexto ao nono ano, do ensino fundamental. Os dados referem-se ao TALIS 2013. Modelos de análise multinível revelaram que, ao nível da escola, a relação professor-aluno e o clima escolar (o respeito mútuo e a delinquência e violência) são os factores que melhor explicam a satisfação profissional dos professores. Ao nível do professor, as variáveis género e experiência foram importantes variáveis preditoras da satisfação profissional do professor. O clima disciplinar em sala de aula é a variável com maior impacto na satisfação docente, quer ao nível do professor, quer ao nível da escola.
The teacher job satisfaction — which is a relevant factor for students' school results — seems to be multi-determined. The present study aimed to analyze the effects of teacher and school characteristics on teacher job satisfaction. A total of 1070 principals and 14291 teachers of classes from the sixth to ninth grade from Brazilian elementary schools took part of this study. The data are based on TALIS 2013. Multilevel analysis models have found that, at the school level, the factors that best explain the teacher job satisfaction are the teacher-student relations and the school climate (mutual respect, and delinquency and violence). At the teacher level, the variables gender and experience were found as important predictors of teacher job satisfaction. The classroom disciplinary climate is the variable with the greatest impact on teacher job satisfaction, both at the teacher and school levels.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61695
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raiany Stefane Saué Poloni.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID