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TítuloFatores de adaptação na transição universidade - emprego nos contextos português e brasileiro
Outro(s) título(s)Adaptation factors at university - employment transition in portuguese and brazilian contexts
Autor(es)Soares, Joana Antunes Guimarães
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAdaptação à carreira
Contexto cultural
Ensino superior
Sexo
Transição universidade - emprego
Career adaptation
Cultural context
Higher education
Sex
University - job transition
Data2019
Resumo(s)O modelo de adaptação à carreira constitui um quadro de referência explicativo do processo de transição para o mercado de emprego de universitários. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é testar a invariância desse modelo estrutural, tendo em conta o sexo e o contexto cultural de origem dos indivíduos. Participaram 638 estudantes universitários com idades entre os 18 e os 56 anos (M = 23.78, DP = 20.33), sendo a maioria mulheres (n = 440, 69.0%). No total, 216 (33.9%) participantes encontravamse a estudar em Portugal e 422 (66.1%) no Brasil. Foi utilizada a Escala sobre Adaptabilidade para medir os recursos adaptativos, a Escala de Desenvolvimento de Carreira de Universitários para medir as respostas adaptativas e a Escala de Empregabilidade Percebida para medir os resultados adaptativos. Os resultados da análise de caminhos apontam para a invariância do modelo estrutural apenas entre contextos culturais, verificando-se relações estatisticamente significativas entre as dimensões. Tal permite concluir que o processo de transição universidade-emprego, em Portugal e no Brasil, pode ser apoiado através de intervenções de carreira promotoras de competências de adaptabilidade. Contudo, a ausência de invariância do modelo estrutural para o sexo requer que investigações e intervenções futuras acautelem esse fator.
Career adaptation model constitutes an explanatory frame of reference for job transition process within college students. In this scope, the objective of this study is to analyze structural model invariance, considering sex and individuals’ cultural context of origin. Participated 638 college students with ages between 18 and 56 years old (M = 23.78, DP = 20.33), being a majority of women (n = 440, 69.0%). In total, 216 (33.9%) participants were studying in Portugal and 422 (66.1%) in Brazil. Career Adapt-Abilities Scale was used to assess adaptative resources, the College Student Career Development Scale was used to assess adaptative responses and the Perceived Employability Scale was used to assess adaptative results. Path analysis results indicate structural model invariance only between cultural context, being verified significant relations between model dimensions. This allows to conclude that, universityemployment transition in Portugal and Brazil, could be supported by career interventions promoting adaptability skills. However, lack of structural model invariance for sex, requires that future investigations and interventions beware this factor.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61531
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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