Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61237

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBaptista, Joana Isabel Soarespor
dc.contributor.authorMendes, Ana Sofia Páduapor
dc.date.accessioned2019-08-27T14:11:53Z-
dc.date.available2019-08-27T14:11:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61237-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractO presente estudo procurou analisar as relações entre uso materno de referências a estados mentais e a autorregulação em pré-escolares nascidos prematuramente. A amostra integrou 48 díades mãe-criança. As crianças tinham entre 41 e 45 meses de idade. De forma a avaliar a autorregulação, foi utilizada a tarefa Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS; Ponitz, McClelland, Matthews, & Morrison, 2009). O uso materno de referências a estados mentais foi avaliado através da Escala de Referências a Estados Mentais (Brown & Dunn, 1992; Jenkins, Turrell, Kogushi, Lollis, & Ross, 2003), a partir de uma interação estruturada mãe-criança. Os resultados indicaram que o uso de mais referências a estados mentais, por parte da mãe, está positivamente associado à autorregulação da criança. Porém, uma análise de regressão subsequente veio esclarecer que uso materno de referências a estados mentais não é um preditor significativo da autorregulação, após o controlo do Q.I. da criança que emergiu como único preditor. Os resultados salientam a importância do funcionamento cognitivo nas competências de autorregulação, em crianças em idade pré-escolar nascidas prematuramente.por
dc.description.abstractThe present study sought to analyse the correlation between the use of mental-state talk and preschoolers´ prematurely born self-regulation. The sample integrated 48 dyads mother-child. The children were about 41 to 45 months of age. In order to evaluate the self-regulation, it was used the Head-Toes-Knees-Shoulders task (HTKS; Ponitz, McClelland, Matthews, & Morrison, 2009). The use of mental-state talk was measured by the Scale of Mental-State Talk (Brown & Dunn, 1992; Jenkins, Turrell, Kogushi, Lollis & Ross, 2003), through a structured interaction mother-child. However, a following decrease analysis clarified that the use of mental-state talk is not a significant predictor of self-regulation, upon the control of the child’s Q.I. that emerged as the only predictor. The results emphasise the importance of the cognitive functioning in the self-regulation skills, in preschool-age children prematurely born.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAutorregulaçãopor
dc.subjectDiscurso maternopor
dc.subjectIdade pré-escolarpor
dc.subjectPrematuridadepor
dc.subjectRelação mãe-criançapor
dc.subjectMental-state talkpor
dc.subjectMother-childpor
dc.subjectPrematuritypor
dc.subjectPreschool agepor
dc.subjectSelf-regulationpor
dc.titleAutorregulação em crianças nascidas prematuras: relação com a qualidade do discurso maternopor
dc.title.alternativeSelf-regulation in children born preterm: relation to the quality of maternal discoursepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202270114por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Exemplar+da+tese.pdf2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID