Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61237
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baptista, Joana Isabel Soares | por |
dc.contributor.author | Mendes, Ana Sofia Pádua | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T14:11:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T14:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61237 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada | por |
dc.description.abstract | O presente estudo procurou analisar as relações entre uso materno de referências a estados mentais e a autorregulação em pré-escolares nascidos prematuramente. A amostra integrou 48 díades mãe-criança. As crianças tinham entre 41 e 45 meses de idade. De forma a avaliar a autorregulação, foi utilizada a tarefa Head-Toes-Knees-Shoulders (HTKS; Ponitz, McClelland, Matthews, & Morrison, 2009). O uso materno de referências a estados mentais foi avaliado através da Escala de Referências a Estados Mentais (Brown & Dunn, 1992; Jenkins, Turrell, Kogushi, Lollis, & Ross, 2003), a partir de uma interação estruturada mãe-criança. Os resultados indicaram que o uso de mais referências a estados mentais, por parte da mãe, está positivamente associado à autorregulação da criança. Porém, uma análise de regressão subsequente veio esclarecer que uso materno de referências a estados mentais não é um preditor significativo da autorregulação, após o controlo do Q.I. da criança que emergiu como único preditor. Os resultados salientam a importância do funcionamento cognitivo nas competências de autorregulação, em crianças em idade pré-escolar nascidas prematuramente. | por |
dc.description.abstract | The present study sought to analyse the correlation between the use of mental-state talk and preschoolers´ prematurely born self-regulation. The sample integrated 48 dyads mother-child. The children were about 41 to 45 months of age. In order to evaluate the self-regulation, it was used the Head-Toes-Knees-Shoulders task (HTKS; Ponitz, McClelland, Matthews, & Morrison, 2009). The use of mental-state talk was measured by the Scale of Mental-State Talk (Brown & Dunn, 1992; Jenkins, Turrell, Kogushi, Lollis & Ross, 2003), through a structured interaction mother-child. However, a following decrease analysis clarified that the use of mental-state talk is not a significant predictor of self-regulation, upon the control of the child’s Q.I. that emerged as the only predictor. The results emphasise the importance of the cognitive functioning in the self-regulation skills, in preschool-age children prematurely born. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Autorregulação | por |
dc.subject | Discurso materno | por |
dc.subject | Idade pré-escolar | por |
dc.subject | Prematuridade | por |
dc.subject | Relação mãe-criança | por |
dc.subject | Mental-state talk | por |
dc.subject | Mother-child | por |
dc.subject | Prematurity | por |
dc.subject | Preschool age | por |
dc.subject | Self-regulation | por |
dc.title | Autorregulação em crianças nascidas prematuras: relação com a qualidade do discurso materno | por |
dc.title.alternative | Self-regulation in children born preterm: relation to the quality of maternal discourse | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202270114 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 15 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exemplar+da+tese.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons