Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61198

TítuloRevisão sistemática no uso das tecnologias educacionais por professores recém-formados
Autor(es)Feitoza, João Victor Alves
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveRevisão sistemática
Tecnologias digitais
Formação inicial de professores
Prática docente
DataMai-2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoFeitoza, J. V. & Lencastre, J. A. (2019). Revisão sistemática no uso das tecnologias educacionais por professores recém-formados. In António J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 553-561). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência.
Resumo(s)Esse artigo traz uma revisão sistemática de literatura que é um importante passo para o desenvolvimento de pesquisas científicas, por proporcionar um apanhado geral da literatura nos últimos anos sobre um determinado assunto. O presente trabalho apresenta uma revisão de literatura feita no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sobre a prática pedagógica relacionada às Tecnologias educacionais por professores recém-formados. Dessa pesquisa foram encontrados 208 artigos publicados em revistas científicas em língua portuguesa na área da educação. A pesquisa foi conduzida a partir de três temas centrais: (i) Formação inicial de professores, (ii) Tecnologia educativa e (iii) Prática docente. Dos 208 textos encontrados inicialmente apenas cinco permaneceram para um estudo mais detalhado ao final das várias etapas de inclusão e exclusão. Os resultados encontrados mostraram que a presença de disciplinas na matriz curricular dos cursos de licenciatura ainda pode estar sendo insuficiente e que a maioria dos professores pesquisados usam recursos tecnológicos em sua prática docente, apesar de não explorarem ao máximo toda a potencialidade que esses recursos podem proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram falta de estrutura adequada e resistência por parte de professores mais experientes.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61198
ISBN978-989-97374-8-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Joao_Victor_Feitoza_&_Lencastre_Challenges2019.pdf207,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID