Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61175

TítuloRevisão sistemática sobre contributos do blended learning no ensino superior
Autor(es)Lucamba, Aurélio Júlio
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveTecnologias Digitais
Blended Learning
Educação Online
Ensino Superior
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoLucamba, A., Lencastre, J. A., & Silva, B. D. (2019). Revisão sistemática sobre contributos do blended learning no ensino superior. In A. J. Osório et al. (orgs.), Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2019, Desafios da Inteligência Artificial (pp. 317-329). Braga: Universidade do Minho, Centro de Competência.
Resumo(s)O presente artigo apresenta uma revisão sistemática que teve como objetivo re- colher evidências em torno dos contributos do Blended Learning no Ensino Superior, conhe- cendo o que a literatura já produziu sobre esta temática. No processo de pesquisa resulta- ram um total de 973 artigos escritos em língua portuguesa e disponíveis em formato com- pleto nas bases de dados RCAAP, a CAPES e a SciELO. Após as etapas de aplicação de critérios de inclusão e exclusão permaneceram 10 artigos que nos permitiram enquadrar o assunto tratado nos temas de interesse para a nossa análise. Os resultados obtidos na análise efe- tuada mostraram que é relevante implementar e fundamentar o ensino híbrido nas institui- ções por ser predominante e emergente nas sociedades contemporâneas e, concomitante- mente reforça o domínio das tecnologias no manuseamento das ferramentas e-learning li- gadas as Universidades. Sobre os factores existentes e entendidos como favorecedores da implementação de tal iniciativa, constatou-se que surge com maior grau de reflexão o à von- tade e a elevada familiaridade que os estudantes do Ensino Superior assumem relativa- mente à tecnologia, sendo sublinhado o seu interesse por conteúdos multimédia e a sua proficiência tecnológica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61175
ISBN978-989-97374-8-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Lucamba_&_Lencastre_&_Silva_Challenges2019.pdf329,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID