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TítuloO fabrico de queijo nas áreas com Denominação de Origem Protegida (DOP) em Trás-os-Montes (Nordeste de Portugal): análise de sua sustentabilidade turística
Autor(es)Silva, Vinícius Aparecido Justo da
Orientador(es)Bettencourt, Ana M. S.
Cunha, Luís
Palavras-chaveQueijos tradicionais portugueses
Queijo de Cabra Transmontano DOP
Queijo Terrincho DOP
Gastronomia tradicional portuguesa
Turismo
Traditional portuguese cheese
Cabra Transmontano PDO cheese
Terrincho PDO cheese
Traditional gastronomy of Portugal
Tourism
Data2019
Resumo(s)Portugal se destaca por sua rica e diversificada gastronomia tradicional, importante património imaterial, que cobre o país de Norte a Sul. Reconhecida, é hoje fortemente explorada pelo turismo cultural, sendo uma importante fonte de divisas e de desenvolvimento local para o país. A região abordada será Trás-os-Montes, no Nordeste do país, abundante em história, tradição, paisagens naturais e gastronomia tradicional. Diante da oferta gastronómica trabalhámos com a produção de queijos tradicionais, com potencial, mas ainda pouco explorados pelo turismo. São eles: o Queijo de Cabra Transmontano e o Queijo Terrincho, ambos queijos certificados, portadores de uma DOP – Denominação de Origem Protegida. O objetivo foi perceber a sua cadeia de produção e de divulgação e que forma poderiam potenciar o turismo gastronómico local, em meio rural. Para viabilizar este estudo, a metodologia aplicada baseou-se, para além da pesquisa documental, numa entrevista a dois dos três representantes das queijarias produtoras certificadas o qual foi possível compreender, de acordo com suas palavras, a realidade envolvida na produção dos queijos. Foi, também, aplicado a análise SWOT. Após se traçar as diferentes etapas de produção, desde o fornecimento de leite até ao escoamento e divulgação do produto, foram resumidas as principais dificuldades na manutenção, difusão destes produtos e sua aplicabilidade como produto associado ao turismo gastronómico. Foi, posteriormente, feita uma análise comparativa com a realidade do queijo Serra da Estrela DOP, produzido no Centro-Norte do país. Embora este queijo seja mais conhecido e valorizado no país, muitas das suas problemáticas de produção são comuns às dos queijos transmontanos DOP, embora os mecanismos da sua divulgação sejam distintos Por fim, através das informações coletadas e da sua análise elencaram-se diversas estratégias de valorização dos produtos em estudo para que possam ser mais rentáveis e fazer de uma economia do turismo gastronómico.
Portugal stands out for its rich and diversified traditional gastronomy, which is an important immaterial heritage and covers the country from the North to the South. Recognized as such, it is, nowadays, widely explored for cultural tourism, and represents an important source of income and local development for Portugal. This study examines the “Trás-os-Montes” region (in the North-East part of the country), a place filled with history, culture, natural landscapes and traditional gastronomy. Faced with the gastronomic supply, we will be looking at the production of traditional cheeses, that is not yet well explored by tourism and gastronomy. They are “Cabra Transmontano” and “Terrincho” cheeses, both certified holders of a PDO – Protected Designation of Origin. The goal of this study was to understand the chain of production and promotion, in order to strengthen gastronomic tourism in rural areas. To make this study feasible, the methodology applied was based on previous research and interviews with representatives from 2 of 3 certified factories, which helps to better understand the surrounding reality of cheese production and the rural universe. After this, it was possible to build the SWOT analysis. After outlining the different stages of production, from the milk supply to the distribution and promotion, we could identify the main difficulties for this sector. They are the lack of milk production, weak market distribution and associating cheese with gastronomic tourism. Afterwards a comparative analysis was made with the current reality of the production of the “Serra da Estrela PDO” cheese, made in the Centre-North of the country. Although better known and valued in Portugal, several of the difficulties linked to its production are similar to those of cheeses produced in Trás-os-Montes region, despite of their use of very distinct marketing tools. Lastly, with the collected data and its analysis, we outlined several strategies to add value to the products of this study, for them to be more profitable and to contribute to the development of the gastronomic tourism economy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Património Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61118
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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