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TitleInstitucionalização de crianças e jovens na Região Autónoma da Madeira (RAM): um estudo de caso na Fundação Cecília Zino
Other titlesInstitutionalization of children and young people in the Autonomous Region of Madeira (RAM): a case study at the Cecília Zino Foundation
Author(s)Dionísio, Carlota Patrícia Abreu
Advisor(s)Pereira, Orlando P.
KeywordsEconomia social
IPSS
Respostas sociais
Acolhimento residencial
Social economy
Social responses
Residential reception
Issue date2019
Abstract(s)A Economia Social é, cada vez mais, uma força social e económica a ter em conta. Esta é constituída por instituições sem fins lucrativos que prestam apoio ao nível social, nas mais variadas áreas, à população de onde se destacam as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O presente trabalho descreve o estágio realizado na IPSS Fundação Cecília Zino, instituição madeirense de acolhimento de crianças provenientes de famílias destruturadas. Pretendeu-se assim conhecer a realidade das casas de acolhimento residencial. Para tal recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, em que os dados quantitativos forneceram o conhecimento fundamental para aprofundar esta realidade e a análise qualitativa permitiu aceder às perceções dos atores sociais que integram este sistema. Para tal realizou-se entrevistas e questionários a pessoas diretamente relacionadas com a Fundação Cecília Zino. Os resultados revelaram insatisfação com a gestão de topo, mas satisfação com a gestão intermédia, revelando assim mais proximidade destes últimos para com os restantes trabalhadores. A satisfação com a organização revelou-se positiva ao nível da sua imagem, desempenho global, papel da organização da sociedade, relacionamento com os cidadãos e sociedade e gestão de conflitos de interesses, com resultados negativos ao nível do envolvimento dos colaboradores na missão, processos de tomada de decisão, atividades de melhoria e mecanismos de consulta e diálogo entre colaboradores e gestores. De um modo geral os colaboradores mostraram-se satisfeitos com as condições de trabalho, exceto no que se refere à igualdade de oportunidades no acesso a novas competências profissionais, processos de promoção e igualdade de tratamento na organização. Já os níveis de motivação foram, de um modo geral, medianos. Por fim, os colaboradores sentem-se satisfeitos com as condições de higiene e com os equipamentos de comunicação da IPSS, mas insatisfeitos com os serviços de refeitório e bar, assim como os serviços sociais e equipamentos informáticos e software.
Social Economy is, increasingly, a social and economic force to be considered. This is made up of nonprofit institutions that provide support to the social level, in the most varied areas, to the population where the Private Social Solidarity Institutions (IPSS) stand out. This paper describes the IPSS Foundation stage at the Fundação Cecília Zino, a Madeiran institution for the reception of children coming from families. The intention was to know the reality of residential homes. To this end, a mixed research methodology was used, in which the quantitative data provided the fundamental knowledge to deepen this reality and the qualitative analysis allowed access to the perceptions of the social actors that integrate this system. For this purpose, interviews and questionnaires were conducted to people directly related to the Cecília Zino Foundation. The results revealed dissatisfaction with the top management, but satisfaction with the intermediate management, thus revealing more proximity of the latter to the other workers. Satisfaction with the organization was positive in terms of its image, overall performance, role of the organization of society, relationship with citizens and society and management of conflicts of interest, with negative results in terms of employee involvement in the mission, processes decision-making, improvement activities and mechanisms for consultation and dialogue between employees and managers. In general, employees have been satisfied with working conditions, except for equal opportunities in access to new professional skills, promotion processes and equal treatment in the organization. Already, the levels of motivation were, in general, medium. Finally, employees are satisfied with the hygiene conditions and communication equipment of the IPSS, but dissatisfied with the services of cafeteria and bar, as well as social services and computer equipment and software.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61094
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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