Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61093

TitleService-learning: uma aposta para o futuro
Other titlesService-learning: a future alternative
Author(s)Beresford, Thiago Leão
Advisor(s)Pereira, Orlando P.
KeywordsAcademia
Aprendizagem
Economia social
Humanidade
Service-learning
Academy
Humanity
Learning
Service-learning
Social economy
Issue date2019
Abstract(s)A Economia Social é, hoje em dia, uma das principais alternativas encontradas para o combate das desigualdades sociais que ferem a humanidade. Com suas práticas assentadas no vazio entre as relações do Estado e dos mercados, os valores por ela propostos servem como um guia moral para as futuras empresas e organizações de trabalho que virão a surgir. A utilização do service-learning, enquanto metodologia complementar de ensino e aprendizagem, pode ser considerada uma mais valia tanto para a comunidade de alunos como para as instituições envolvidas, e também para as academias e centros de ensino. Atualmente, muito se fala em novas práticas de ensino e aprendizado, no entanto, pouco é apresentado e posto a prova. O objectivo principal desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que tange à perceção dos alunos da Universidade do Minho quanto à institucionalização das práticas do service-learning. A metodologia se utilizou de uma abordagem mista, sendo quantitativa numa fase inicial e, posteriormente, qualitativa, ambas materializadas através de um inquérito enviado para dois grupos distintos de alunos da instituição. O primeiro grupo foi o de alunos do Curso de Mestrado em Economia Social, enquanto o segundo grupo, de forma geral e sem restrições, a todos os demais alunos de ensino superior da mesma universidade. Obteve-se através do inquérito, a participação de 271 indivíduos. Os resultados foram analisados com o intuito de responder ao objectivo central e aos objectivos específicos desta investigação. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios e positivos para o atingimento dos objectivos propostos. Existe uma reconhecida carência de actividades práticas relevantes nos programas académicos e há, por parte dos estudantes, desejo e vontade de participar de projectos práticos nos respetivos cursos.
Social Economy is today, one of the main alternatives found for combating the social inequalities that hurt humanity. With practices based on the gap between State and market relations, the values proposed by Social Economy works as a moral guide for future companies and work organizations that will emerge. The use of Service Learning as a complementary teaching and learning methodology can be considered an asset not only for the student community and the institutions involved but also for the academies and educational centers. Nowadays, much is said about new teaching and learning practices, however, almost nothing is presented to be set as a test. The main objective of this research consisted in the development of empirical knowledge, regarding the perception of the students of the University of Minho regarding the institutionalization of service-learning practices. The used methodology consisted in a mixed approach, being quantitative in an initial phase, and later, qualitative, both materialized through an inquiry sent to two distinct groups of students of the institution. The first group was formed by MSc in Social Economy students, while the second group, in general and without restrictions, to all other higher education students of the same university. The survey has counted with the participation of 271 respondents. The results were analyzed in order to respond the central objective and specific objectives of this research. The obtained results were considered satisfactory and positive for the achievement of the proposed objectives. There is a recognized lack of relevant practical activities in the academic programs and it was observed as far as the students are concerned, that they are willing to participate in practical projects in their respective courses.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61093
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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