Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61045

TítuloA música como instrumento para a inclusão social
Outro(s) título(s)Music as an instrument of social inclusion
Autor(es)Silva, Luis Augusto Boulhosa da
Orientador(es)Pereira, Orlando P.
Palavras-chaveMúsica
Ensino
Metodologia
Serviço-aprendizagem
Inclusão social
Music
Teaching
Methodology
Service-learning
Social inclusion
Data2019
Resumo(s)A temática desenvolvida neste trabalho, “A música como instrumento de inclusão social” originou-se a partir do interesse em evidenciar a relação entre a metodologia de ensino e aprendizagem e o ensino de música. Atualmente, o mundo encontra-se bastante conturbado quando consideramos a quantidade de informações que são veiculadas e, consequentemente, a velocidade com que são propagadas. Em curtos períodos, portanto, obliteram-se assuntos relevantes, enquanto destacam-se outros de menor relevância. Um resultado comum dessa equação é a dificuldade de assimilação dos dados divulgados. Por isso, os recetores – os alunos, neste caso específico– sentem-se confusos com tal transformação social e são afetados no seu processo de aprendizagem. Para enfrentar as dificuldades impostas por esse quadro, medidas alternativas estão sendo colocadas em prática. Embora ainda contem com pouca visibilidade, estas medidas já são bem recebidas e aplicadas em algumas instituições. Uma destas novas metodologias é a “aprendizagemserviço”. Quando aplicada, esta metodologia assume o caráter de projeto social que, com a participação dos alunos, cria um ambiente harmonioso para a realização das aulas, desenvolve aspetos humanísticos importantes para comunidade em questão, contribuindo, enfim, para a resolução de problemas. Neste trabalho refletimos, essencialmente, sobre o ensino com música. Queríamos ver a sua influência no processo de aprendizagem do aluno. Os resultados, quer através das respostas dos alunos, quer através das respostas dos seus encarregados de educação, mostram que a utilização da música neutraliza o estado de apatia do aluno, motiva-o para os relacionamentos sadios, para a entrega mais voluntariosa aos estudos. Também reduz o stress e dá-lhe mais equilíbrio emocional, o que traduz em melhor desempenho.
The theme developed in this work, "Music as an instrument of social inclusion" originated from the interest in highlighting the relationship between teaching and learning methodology and music teaching. Today, the world is very troubled when we consider the amount of information that is being transmitted and, consequently, the speed with which it is propagated. In short periods, therefore, important subjects are obliterated, while others of lesser relevance stand out. A common result of this equation is the difficulty of assimilation of the disclosed data. Therefore, recipients - students, in this case - feel confused by such social transformation and are affected in their learning process. In order to face the difficulties imposed by this framework, alternative measures are being put into practice. Although still lacking in visibility, these measures are already well received and implemented in some institutions. One of these new methodologies is "service-learning". When applied, this methodology assumes the character of a social project that, with the participation of the students, creates a harmonious environment for the accomplishment of the classes, develops important humanistic aspects for the community in question, contributing, finally, to the resolution of problems. In this work, we mainly reflect on teaching with music. We wanted to see their influence on the student's learning process. The results, either through the students' responses or through the responses of their parents, show that the use of music neutralizes the student's state of apathy, motivates him to healthy relationships, and more willingly to study. It also reduces stress and gives you more emotional balance, which translates into better performance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61045
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis+Augusto+Boulhosa+da+Silva.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID