Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6102

TítuloReflexão sobre a necessidade de um novo paradigma para o ensino do Jornalismo: o caso da Universidade de Columbia
Autor(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveEnsino
Jornalismo
Bolonha
Bollinger
Data29-Jan-2007
CitaçãoSEMINARIO INTERNACIONAL MEDIA, JORNALISMO E DEMOCRACIA, 2, Lisboa, 2006 -“Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia : Jornalismo e Actos de Democracia”. [S. . : s. n., 2006].
Resumo(s)A reflexão que se pretende desenvolver no âmbito desta comunicação parte de um pressuposto e de uma inquietação: importa saber até que ponto os paradigmas de ensino e formação em jornalismo que temos tomado por referência têm capacidade de integrar as mudanças que têm ocorrido no campo jornalístico. Da nossa perspectiva, responder a esta questão implica, entre outras iniciativas, a realização de um debate alargado, centrado na discussão daquilo que deve ser ensinado aos estudantes de jornalismo e porquê. Defendemos a posição de que este debate, nestes moldes, não se realizou até hoje em Portugal e que a reestruturação dos projectos de ensino no âmbito do “processo de Bolonha” poderia ter sido, e não foi, uma oportunidade para discutir o ensino do jornalismo. Ilustramos a nossa argumentação com a apresentação do “caso Bollinger”, como um exemplo de um processo de debate público que, com as devidas reservas, poderia ser realizado no contexto português, sob determinadas condições.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6102
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MarinhoS_universidadcolumbia_06.pdf191,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID