Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60631

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rannyelly Rodrigues depor
dc.contributor.authorAndrade, Maria Helena depor
dc.contributor.authorAlves, Francisco Regis Vieirapor
dc.contributor.authorSales, Gilvandenys Leitepor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2019-06-21T13:42:24Z-
dc.date.available2019-06-21T13:42:24Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.identifier.citationOliveira, R. R., Andrade, M. H., Alves, F. R. V., Sales, G. L., & Lencastre, J. A. (2018). Engenharia didática: análises prévias e a priori para a concepção de um objeto de aprendizagem. In J. Bernardino Lopes, José Paulo Cravino & Cecília Costa, Atas do Encontro Internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018) (pp.371-382). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60631-
dc.description.abstractEste artigo apresenta a concepção de um Objeto de Aprendizagem (OA) fundamentada nas etapas iniciais da Engenharia Didática: análises preliminares, concepção e análise a priori. Nesse sentido, foi selecionado o conjunto dos números inteiros, com ênfase na operação de adição e subtração, para realizar situações de ensino. Nesse contexto, é possível identificar obstáculos epistemológicos, didáticos e cognitivos. Assim, a fim de superar esses entraves, foi projetado um OA na forma de jogo composto por situações-problema. Finalmente, compreende-se que esse aparato tecnológico pode oportunizar e facilitar a aprendizagem e o ensino desse conteúdo matemático.por
dc.description.abstractEste artículo presenta la concepción de un Objeto de Aprendizaje (OA) fundamentada en las etapas iniciales de la Ingeniería Didáctica: análisis preliminares, concepción y análisis a priori. En ese sentido, fue seleccionado el conjunto de los números enteros, con énfasis en la operación de adición y sustracción, para realizar situaciones de enseñanza. En este contexto, es posible identificar obstáculos epistemológicos, didácticos y cognitivos. Así, a fin de superar estos obstáculos, se proyectó un OA en forma de juego compuesto por situaciones-problema. Finalmente, se comprende que ese aparato tecnológico puede oportunizar y facilitar el aprendizaje y la enseñanza de ese contenido matemático.por
dc.description.abstractThis article presents the conception of a Learning Object (OA) based on the initial stages of Didactic Engineering: preliminary analysis, conception and a priori analysis. In this sense, we selected the set of integers, with emphasis on the operation of addition and subtraction, to perform teaching situations. In this context, it is possible to identify epistemological, didactic and cognitive obstacles. Thus, in order to overcome these obstacles, an OA was designed in the form of game composed of problem situations. Finally, it is understood that this technological apparatus can facilitate and facilitate the learning and teaching of this mathematical content.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectIngeniería didácticapor
dc.subjectObjeto de aprendizajepor
dc.subjectEnseñanza de matemáticaspor
dc.subjectDidactic engineeringpor
dc.subjectLearning objectpor
dc.subjectMathematics teachingpor
dc.titleEngenharia didática: análises prévias e a priori para a concepção de um objeto de aprendizagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionThe original publication is available at http://vpct2018.utad.pt/wp-content/uploads/2019/01/VPCT2018-Atas-ISBN_FINAL.pdfpor
oaire.citationConferenceDate08 - 10 Nov. 2018por
sdum.event.titleEncontro Internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018)por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage371por
oaire.citationEndPage382por
oaire.citationConferencePlaceVila Real, Portugalpor
dc.identifier.eisbn978-989-704-345-1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationRelatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia: atas do Encontro Internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2018)por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_VPCT2018_Rannyelly_Oliveira_et_al.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID