Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60522

TítuloDemocracia, participação, autonomia: sobre a direção das escolas públicas
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveGestão democrática das escolas
Participação
Autonomia da escola
Liderança
Data2018
RevistaRevista de Administração e Emprego Público
CitaçãoLIMA, L. C. (2018). Democracia, participação e autonomia: Sobre a direção das escolas públicas. Revista de Administração e Emprego Público, 4: 31-56.
Resumo(s)Based on three theoretical dimensions that have emerged during the democratization process of school’s governance since the 25th of April 1974 revolution – election, collegiality, decision-making power ¬– the text offers a sociological interpretation of the situation of Portuguese schools till the present moment. Different combinations and intensity in the referred dimensions resulted in different periods: the self-government and active participation period, the formal democratic period under collegial bodies but a centralized administration, and the last period influenced by the rhetoric of school autonomy under the executive leadership of directors, although largely controlled by the central powers of the ministry of education. ¬
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60522
ISSN2183-4725
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Democracia, participação e autonomia.PDF7,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID