Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60365

TítuloUm estudo sobre fluência e compreensão na leitura em salas inclusivas do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(es)Silva, Gilda Eduarda Martins da
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveMonitorização com base no currículo
Fluência da leitura
Compreensão da leitura
Risco educacional
Dislexia
Curriculum-based monitoring
Reading fluency
Reading comprehension risk
Educational risk
Dyslexia
Data2019
Resumo(s)Esta investigação teve por finalidade caracterizar os níveis de fluência e de compreensão da leitura, na população e em alunos em risco de dislexia do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de um agrupamento de escolas do concelho de Braga. Os dados foram recolhidos através de duas provas de avaliação das competências da leitura: MBC-Leitura Oral e MBC-Maze. Foi desenvolvido um estudo quantitativo junto de 126 alunos do 2º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes a um agrupamento de escolas do concelho de Braga. Consideraram-se em risco os alunos cujo resultado se encontrava no percentil 20 ou abaixo deste, tal como sugerido pela literatura. Os dados foram analisados e apresentados de forma descritiva, inferencial e correlacional. A partir dos resultados deste estudo, concluiu-se que: 1) As provas MBC revelaram-se económicas, rápidas e de fácil aplicação e cotação; 2) Os resultados das duas provas elaboradas revelaram-se fiáveis, apresentando os itens das provas boa consistência interna. 3) A média dos resultados obtidos pela população no âmbito da fluência da leitura encontra-se bastante afastada das metas curriculares definidas para os alunos do 2º ano, do 1º CEB. 4) A variável género não teve impacto nos resultados da fluência e da compreensão leitoras. Ou seja, rapazes e raparigas têm o mesmo comportamento nestas duas áreas da leitura, embora os rapazes tenham tido resultados ligeiramente superiores aos resultados obtido pelas raparigas. 5) A variável risco teve impacto nos resultados da fluência e da compreensão leitoras. Os alunos abaixo do percentil 20 (em risco) obtiveram resultados significativamente inferiores aos dos colegas que não estão em risco. 6) A variável escola teve impacto nos resultados da fluência e da compreensão leitoras. 7) Os resultados da fluência e da compreensão apresentam correlações positivas e fortes para a população. 8) A diferença de resultados obtidos na prova MBC-Maze, de acordo com os diferentes métodos de cotação, não é estatisticamente significativa. Com este estudo, contribuímos para uma escola inclusiva de qualidade, que forma cidadãos, ao longo da vida, e que está munida com estratégias e recursos de avaliação e monitorização do enino e das aprendizagens que são promovidas.
The aim of this research was to characterize the reading and fluency levels, in the population nd st and in the students at risk of dyslexia in the 2 year of the 1 elementary school, from a grouping of schools in Braga. Data were collected through two reading competency tests: CBM-Oral Reading and CBM-Maze. A quantitative study was carried out on 126 students from st the 2nd year of schooling in the 1 elementary school from a grouping of schools in Braga. th Students whose scores were at or below of 20 percentile were considered at risk (Deno, 2003). Data were analyzed and presented in a descriptive, inferential and correlational statistics. From the results of this study, it was concluded that: 1) The MBC tests proved to be economical, fast and easy to apply and to score; 2) The results of the two tests proved to be reliable, with the test items showing good internal consistency. 3) The average of the result obtained by the population in the area of reading fluency is far from curricular goals defined for the students of the 2nd year of the 1st elementary school. 4) The gender variable had no impact on the reading fluency and comprehension results. This means boys and girls have the same behavior in these two reading areas, although the boys have had slightly better results than the girls' results. 5) The variable risk had an impact in the reading fluency and comprehension results. Students above the 20th percentile (at risk), scored significantly lower than their non-at-risk peers. 6) The school variable had an impact on the results of reading fluency and comprehension. . 7) The results of fluency and comprehension have positive and strong correlations for the population. 8) The difference of results obtained in the MBC-Maze test, according to the different methods of grading, is not statistically significant. With this study, we contribute to an inclusive, quality school, which forms citizens throughout life, and is equipped with strategies and resources for evaluation and monitoring of learning and the learning that are promoted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60365
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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GILDA EDUARDA MARTINS DA SILVA.pdf
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