Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60364

TítuloEfeitos nos jovens e nas famílias da aprendizagem orientada para a ação de promoção da educação alimentar em alunos do 9º ano de escolaridade
Autor(es)Areia, Jessica Freitas
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação alimentar
Metodologia IVAM
Hábitos alimentares
Food education
IVAM methodology
Eating habits
Data2019
Resumo(s)Atualmente a educação alimentar é fundamental, especialmente nas crianças, pois os hábitos alimentares que são adquiridos na infância tendem a conservar-se para toda a vida. Assim, investir na promoção de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar é a estratégia mais eficaz para os alunos manterem uma boa saúde a médio e a longo prazo. Neste contexto, este estudo foi realizado numa escola Básica de Braga onde planifiquei, implementei e avaliei em duas turmas do 9º ano de escolaridade (n=41 alunos), um projeto educativo designado: ―Seja saudável! Alimente esta ideia!‖. Esta investigação visou analisar o impacto de um Projeto de Educação Alimentar participativo e orientado para a ação de promoção da alimentação saudável, na escola e na família, no desenvolvimento da competência para a ação de alunos do 9º ano de escolaridade. Inicialmente, aplicou-se um questionário a todas as turmas de 9º ano (n=100 alunos) sobre hábitos alimentares e conhecimento orientado para a ação na promoção de uma alimentação saudável (identificação de problemas, suas consequências e causas, visões e estratégias a seguir para eliminar as causas dos problemas identificados). Também se recolheram dados através dos documentos produzidos pelas crianças durante o projeto e dos diários de aula realizados pela investigadora e pelos grupos de alunos. Para terminar, aplicou-se novamente o questionário inicial às duas turmas, acrescentando algumas questões para se conhecer a opinião das crianças sobre o projeto. Os principais resultados obtidos mostraram que o projeto educativo teve um ligeiro impacto no conhecimento orientado para a ação dos alunos envolvidos, bem como na sua capacidade para realizarem ações. Observou-se que o projeto levou a um aumento do conhecimento dos alunos sobre as consequências e as causas das doenças relacionadas com a prática de uma alimentação não saudável, bem como sobre as estratégias de mudança para eliminar essas causas. Também se observou que os alunos foram capazes de realizar ações indiretas que contribuíram para a resolução desses problemas. No entanto, verificou-se que para haver uma mudança e impacto mais significativo estes projetos têm de ter maior duração. Apesar das limitações do estudo, esta investigação mostrou as potencialidades desta abordagem pedagógica na promoção da competência para a ação dos alunos e serve como inspiração para a implementação da educação alimentar na escola baseada em projetos educativos participativos e orientados para a ação.
Nowadays food education is fundamental, especially among children because the food habits they adopt during their childhood tend to last for the rest of their lives. Therefore, investing in promoting healthy food habits among the school community is the most effective strategy so the students will mantain good health for a long time. In this context, this study was done at a middle school in Braga where I planned, implemented and evaluated an educational Project entittled ―Be Healthy!Feed this idea!‖, in two 9th grade classes (n=41 students). The purpose of this investigation was to analyze the impact of a participatory and action-oriented food habits Project to a healthy diet at school and at home in the development of the 9th grade student action competence. Initially a questionnaire was applied to all the 9th grade students (n=100), about food habits and action-oriented knowledge in healthy eating promotion (problem identification, causes and consequences, strategies to eliminate the identified problems and visions). We also gathered data from the documents made by children during the Project and the class diaries made by the author and the groups of students. To finalize, we applied the inicial questionnaire to both classes, adding some questions to find out the children‘s opinion about the Project. The main results showed that the educational Project had a slight impact in the actionoriented knowledge of the students involved, as well as in their capacity to act. During the Project there was an increase of the students knowledge about the consequences and the causes of the diseases related to the practice of unhealthy eating habits, and the strategies to change. It was also observed that the students were able to perform indirect actions that contributed to the resolution of these problems. However, it has been concluded that in order to have a more significant change and impact, these projects must be of a longer duration. Despite the limitations of the study, this research showed the potential of this pedagogical approach in the promotion of student action competence and serves as inspiration for the implementation of school food education based on participatory and action oriented educational projects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60364
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jessica Freitas Areia.pdf4,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID